Em nosso cotidiano, utilizamos uma infinidade de objetos que, mesmo que não saibamos, foram inventados durante a Idade Média. Uma pessoa que acorda e se arruma para ir ao trabalho, por exemplo, veste roupas, fecha cintos e botões, usa óculos (eventualmente) e se olha no espelho. Todas invenções do período medieval. Além disso, lemos livros e jornais presentes até os dias atuais graças à imprensa, uma invenção da Idade Média. Olhamos as horas dos relógios, frequentamos universidades e bancos, jogamos xadrez e, até mesmo, falamos a língua portuguesa, que surgiu nesse período. Uma breve reflexão dos costumes contemporâneos nos leva a perceber que ainda hoje, no século XXI, nos sãos úteis as investigações e as criações de inúmeros filósofos, historiadores e inventores medievais. Identifique outras influências desse período em seu cotidiano.
Respostas
Resposta:
Este período foi importantíssimo para o desenvolvimento religioso, marcada pela construção de templos, igrejas, mosteiros e palácios; estes influenciaram na arquitetura atual e religiosa, vista em muitos casos no cotidiano, além disso influenciou nas atividades relacionadas à educação, à ciência, à filosofia, à arquitetura e à música, entre outros elementos.
Explicação:
Oii
Igreja Medieval: A Igreja católica foi a instituição mais poderosa da idade Média. Numa época em que a riqueza era medida pela quantidade de terras, a Igreja chegou a ser proprietária de quase dois terços das terras da Europa ocidental.
A arquitetura medieval: é caracterizada por estilos arquitetônicos influenciados pelo teocentrismo - modo filosófico e religioso que coloca Deus como centro de todas das coisas. Esse tipo de construção foi desenvolvida durante a Idade Média e apresentou três estilos: bizantino, românico e gótico.
Educação na Idade Média: era de total responsabilidade da Igreja. As escolas funcionavam anexas às catedrais ou às escolas monásticas, muitas funcionavam nos mosteiros.
Ciência medieval: é a expressão usada para designar as descobertas científicas ocorridas durante a Idade Média. A Europa Ocidental entrou na Idade Média em grandes dificuldades que minaram a produção intelectual dessa parte do continente. Especificamente, o interesse por ciência na Idade Média era intenso, porém bem diferente do que foi feito a partir do século XVI. Até por volta do século XV, a visão que se tinha da natureza era, em grande medida, influenciada pela filosofia natural aristotélica, isto é, pela física e a metafísica de Aristóteles.
A filosofia medieval: foi desenvolvida na Europa durante o período da Idade Média (séculos V-XV). Trata-se de um período de expansão e consolidação do Cristianismo na Europa Ocidental. A filosofia medieval tentou conciliar a religião com a filosofia, ou seja, a consciência cristã com a razão filosófica e científica.
Música medieval: é o termo dado à música típica do período da Idade Média, na história da música ocidental europeia. Geralmente considera-se que esse período tem início com a queda do Império Romano, terminando aproximadamente em meados do século XV.
Espero ter ajudado :D