em cães labradores existem três possibilidades de cores de pelo: preta, caramelo e chocolate. c é o alelo responsável pela cor preta, e seu alelo recessivo, pela cor chocolate. o gene d, presente em outro cromossomo, condiciona o depósito de pigmento preto ou chocolate no pelo. o alelo recessivo "d" impede esse depósito, originando o pelo caramelo. no cruzamento entre dois labradores, um de pelo preto heterozigoto para os dois pares de genes e outro chocolate descendente de uma mãe caramelo, espera-se na descendência uma proporção fenotípica de
Respostas
Explicação: espero ter ajudado!
Resposta:
1. b) 3 pretos: 3 chocolates: 2 caramelos.
2. a) iiCC
Explicação:
1. O cruzamento do labrador preto, duplo heterozigoto (CcDd), com o labrador chocolate, ccDd (sabe-se que o cão é heterozigoto para o gene “D” porque sua mãe é caramelo, tendo apenas o alelo “d” para passar), vai resultar em:
- 3 labradores pretos -> ½ Cc x ¾ D_ = 3/8
- 3 labradores chocolates -> ½ cc x ¾ D_ = 3/8
- 2 labradores caramelos -> (½ Cc x ¼ dd = 1/8) + (½ cc x ¼ dd = 1/8) = 2/8
Portanto, a alternativa correta é a letra B.
2. O alelo I é epistático e, portanto, determina a coloração branca. Nenhum genótipo com esse alelo dará origem a uma galinha com penas coloridas. Em genótipos que não apresentam o alelo epistático, porém, não se encontra o alelo C, também ocorrem galinhas brancas. Com isso, podemos concluir que apenas o genótipo iiCC é responsável por galinhas coloridas. Sendo assim, a alternativa correta é letra A.