Respostas
Os anos 2000 foram peculiares para a economia brasileira em virtude das modificações de ordem político ideológicas que foram implementadas a partir do início do governo Lula, às quais impactaram o cenário político, social e, também, econômico. Procura-se, neste artigo, identificar e analisar os principais fatos de ordem econômica que marcaram a gestão do Partido dos Trabalhadores (PT), desde o primeiro mandato de Lula (2003-2006), até o início do segundo mandato de Dilma Rousseff (2015), procurando verificar as condições que levaram a economia brasileira à crise vivenciada nos anos de 2014 e 2015. A utilização de dados secundários sobre o comportamento das variáveis macroeconômicas e a leitura de autores que estudaram o período foi o que subsidiaram a pesquisa. Infere-se que a crise vivenciada na economia brasileira é fruto de fatores externos e internos. O ano de 2015 encerrou o ciclo que começou em 2002 (fase de crescimento e prosperidade) e culminou com a crise atual (fase de recessão e desajustamento econômico).
Resposta:
De uma forma geral, o início do século XXI foi caracterizado por uma época de prosperidade na Europa e nos Estados Unidos seguidos de uma forte recessão, que teve início em 2008, pela Primavera Árabe no norte da África, pelo rápido crescimento da economia da República Popular da China, que se tornou a segunda maior.
Século XXI começou, de fato, em 11 de setembro de 2001, com o ataque terrorista às torres gêmeas do World Trade Center, em Nova Iorque, e ao prédio do Pentágono.