O disco de Newton é um experimento muito conhecido da Física. Consiste em um disco colorido com as cores do espectro visível (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta). Esse disco gira, apresenta grande velocidade e tem como objetivo mostrar a composição da luz branca. Quando parado, a separação das cores é nítida, no entanto, ao colocarmos o disco para girar, as cores misturam-se, e o disco parece ficar branco. Qual poderia ser a composição do disco, utilizando apenas três cores do espectro, para que o experimento apresentasse o mesmo resultado? *
Respostas
Resposta:
O disco de Newton é um experimento muito conhecido da Física. Consiste em um disco colorido com as cores primárias do espectro visível (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta). Esse disco gira, apresenta grande velocidade e tem como objetivo mostrar a composição da luz branca. Quando parado, a separação das cores é nítida, no entanto, ao colocarmos o disco para girar, as cores misturam-se, e o disco parece ficar branco. Newton fez uso desse dispositivo para identificar que a mistura das cores visíveis produzia a cor branca.
Explicação:
Resposta:
verde, azul e vermelha
Explicação:
Com base na Teoria das Cores de Young e Helmholtz, estabelecida originalmente por Thomas Young no início do século XIX e aperfeiçoada meio século depois Hermann Von Helmholtz.
As percepções coloridas humanas podem ser produzida a partir da adição de três cores, cores estas chamadas então de Primárias por Adição: Vermelho, Verde e Azul. Este fato, estabelecido experimentalmente pelos dois grandes cientistas, tem uma contrapartida fisiológica, a existência de três cones na retina responsáveis por nos dar as três percepções primárias.