• Matéria: Pedagogia
  • Autor: yasmingridgs
  • Perguntado 9 anos atrás

1. Quando os jesuítas são expulsos do Brasil pelo Marquês de Pombal o ensino sofre uma desestabilização, até a educação se concretizar novamente, existe o que podemos chamar de um período vago, porém depois de algum tempo nasce a escola pública através das reformas realizadas pelo Marquês de Pombal. Você acredita que essas reformas conseguiram superar o trabalho realizado pelos jesuítas, vamos verificar qual era o objetivo do Marquês de Pombal no que se refere aos cursos e a cultura impregnada nesse ensino. a. O Marquês de Pombal acreditava que através da formação específica dos professores conseguiria estruturar a educação. b. Através das aulas Régias, implantadas nas escolas seria uma grande tentativa para essa estruturação. c. Sob a visão Iluminista, priorizando somente a educação como responsabilidade do Estado. d. Através de professores trazidos de Portugal e. Desenvolvendo uma educação voltada à religião

Respostas

respondido por: Garcias29
133
Olá,

Resposta letra "B"


Pombal tinha intenção de modernizar Portugal, e para isso criou varias reformas, essas reformas também tiveram efeitos na colônia.


No Brasil a reforma pombalina culminou com a expulsão dos jesuítas e o fechamento dos colégios comandados por eles.


Diante da necessidade de reestruturação do sistema educacional, pombal criou as aulas regias,  que eram de latim, grego, filosofia e retórica, essas disciplinas foram criadas para tentar sanar a lacuna deixada pelos jesuítas.

respondido por: kaa216
132
b. Através das aulas Régias, implantadas nas escolas seria uma grande tentativa para essa estruturação.
Perguntas similares