Respostas
Afinal, quem inventou o computador?
Não há uma resposta certa para isso. Babbage e Turing são considerados pioneiros, e embora o primeiro tenha descrito vários conceitos antes, o segundo os implementou na prática; o mais certo é dizer que ambos inventaram o computador, com Turing complementando o trabalho inacabado de Babbage.
Charles Babbage, com sua Máquina Analítica.
O britânico Charles Babbage (1791-1871) foi um engenheiro mecânico, filósofo e matemático. Ele desenvolveu a máquina diferencial, uma calculadora mecânica criada para calcular funções polinomiais, mas que não chegou a ser construída na época.
Porém, foi o projeto que consumiu boa parte de sua vida que o levou a ser considerado o “pai do computador”: a máquina analítica.
Ada Lovelace a primeira programadora da História
Na época, a máquina que Babbage inventou chamou a atenção da comunidade acadêmica, e entre eles, havia uma matemática e escritora chamada Augusta Ada King, condessa de Lovelace (1815-1852). Ela ficou tão fascinada pelo invento que, com base nas anotações de Babbage, escreveu um algoritmo compatível para que a máquina fosse capaz de calcular os Números de Bernoulli.
Esse documento hoje é considerado o primeiro programa de computador, o que faz de Ada Lovelace a primeira programadora da História.
Alan Turing, o homem que encurtou a Segunda Guerra
Embora muitos conceitos de Babbage sejam usados hoje, a formalização dos componentes, o que viria a ser uma máquina de uso geral e novas abstrações só foram consolidadas a partir dos anos 1930, graças ao trabalho de acadêmicos como o húngaro John Von Neumann (1903-1957), um dos desenvolvedores do ENIAC, e do britânico Alan Turing (1912-1954).