1- Quem foram os Hebreus?
2- Qual a principal Fonte Histórica para conhecermos a vida dos hebreus?
3- O que significa monoteísmo e politeísmo?
4- O que foi o êxodo e a diáspora dos hebreus?
5- Quais os principais feitos da civilização fenícia?
6- Por que os fenícios criaram um sistema de escrita baseado em um alfabeto?
7- Qual a importância do comércio na Antiguidade e nos dias atuais?
8- Quem foram os persas na Antiguidade?
9- Por que se atribui aos persas antigos a invenção da moeda (dinheiro)?
Respostas
Resposta:
1- Os hebreus são povos semitas originários da Mesopotâmia que passou pela Babilônia e pela Síria, mas se estabeleceram e viveram no Oriente Médio cerca do segundo milênio a.C. e que mais tarde originou os semitas como os judeus e os árabes, mas posteriormente o termo hebreu foi associado somente ao povo judeu.
2-A bíblia mais só a primeira parte.
3- monoteísmo: acreditar em um só deus
politeísmo: acreditar em varios deuses
4- Êxodo - emigração/saída em massa de um povo (ou parte dele). No caso dos Hebreus, a saída do Egito rumo a terra prometida. Diáspora - dispersão de um povo por motivos políticos ou religiosos.
5-Destacou-se pelo desenvolvimento da navegação e pela criação de um sistema de escrita, o alfabeto.
6- O que levou os fenícios a criarem o alfabeto foi justamente a necessidade de controlar e facilitar o comércio. O alfabeto fenício possuía 22 letras, apenas consoantes, e era, portanto, muito mais simples do que a escrita cuneiforme e a hieroglífica. O alfabeto fenício serviu de base para o alfabeto grego. Este deu origem ao alfabeto latino.
7-Para a invenção do dinheiro contribuiu para a simplificação e promoção do desenvolvimento do comércio de hoje em dia .
8-Os persas foram povos de uma antiga civilização que habitaram a região mesopotâmica, no planalto do Irã, próximo às margens do Golfo Pérsico. Descenderam de uma tribo nômade chamada parse, que migrou da Ásia Central para uma região no sul iraniano aproximadamente em 1000 a.C.
9- A ideia de garantir oficialmente os metais como intermediários das permutas, parece ter tido a sua primeira aplicação na Grécia Asiática. Xenófanes, nascido em Cólofon, na Ásia Menor, em princípios do século VI a. C., proclama a prioridade dos lídios no que concerne à invenção da moeda. Heródoto supõe, dando seu testemunho, que: Que moedas seriam essas? Os documentos monetários que nos chegaram dessas antigas épocas, falam de pequenos lingotes metálicos, de pastilhas de forma irregular marcada.