Na espermatogênese humana,quantas moléculas de DNA estão presentes no núcleo de cada espermatogônia,cada espermatócito secundário, cada espermatides e cada espermatozóide?
Respostas
Resposta:
A espermatogênese inicia-se com as células denominadas espermatogônias. Existem dois tipos de espermatogônias: as espermatogônias do tipo A e as espermatogônias do tipo B. As espermatogônias do tipo A sofrem mitose e originam novas espermatogônias. Já as espermatogônias do tipo B dividem-se e formam o espermatócito primário, o qual sofrerá meiose.
Após a primeira divisão meiótica, os espermatócitos primários originam dois espermatócitos secundários. Os espermatócitos secundários passam, então, pela segunda divisão meiótica e originam as espermátides. No final da meiose, um espermatócito primário dá origem a quatro espermátides. As espermátides, então, passam pelo processo de espermiogênese e originam os espermatozoides.
No processo de espermiogênese, observa-se a formação do acrossomo (vesícula encontrada na região da cabeça do espermatozoide que apresenta enzimas que garantem a entrada do espermatozoide no ovócito secundário), perda de grande parte do citoplasma e desenvolvimento do flagelo, que garante a movimentação eficiente do espermatozoide.
O processo total de formação do espermatozoide (espermatogênese) dura, em média, sete semanas. Ao final da espermatogênese, o espermatozoide é liberado no interior do túbulo seminífero.
Explicação:
Na espermatogênese humana, o número de moléculas de DNA presentes no núcleo de cada célula é o seguinte:
- Espermatogônia: 46 moléculas de DNA
- Espermatócito secundário: 46 moléculas de DNA
- Espermatides: 46 moléculas de DNA
- Espermatózides: 23 moléculas de DNA
Espermatogênese
A espermatogênese é o processo de produção de espermatozóides pelos testículos masculinos. É um processo complexo que envolve várias etapas de divisão celular, incluindo a meiose, que reduz o número de moléculas de DNA pela metade.
As espermatides são células que surgem após a meiose I e possuem 46 moléculas de DNA no núcleo. Elas se dividem ainda mais através da meiose II, originando os espermatozóides. Cada espermatozóide possui apenas 23 moléculas de DNA no núcleo, metade do número de moléculas presentes nas células anteriores. O espermatozoide é a forma final do espermatozoide e é capaz de se mover através da mulher para fertilizar um óvulo.
Leia mais sobre a espermatogênese aqui: https://brainly.com.br/tarefa/12780319
#SPJ2