Respostas
Resposta:
O livro conta a história de Mary Lennox, uma indiana de 10 anos que mora com seus pais porém eles não lhe dão a mínima atenção. Seu pai só quer saber de trabalhar e sua mãe de beleza. Mary é considerada uma menina feia e seria impossível ser filha de sua mãe. Inclusive, quem cuidava dela era sua Ayah, um tipo de serva/ cuidadora que fazia tudo por ela. A vestida e dava a comida. Tudo. O livro realmente começa quando os pais de Mary morrem e ela é mandada para a casa do seu tio que seria seu guardião legal. O único vivo da família que poderia tomar conta da menina. Então ela viaja da Índia até Londres de navio e é levada para a grande mansão do seu tio pela criada dele Mrs. Medlock. Seu tio é apenas o Lorde Archibald Craven e não poderia ser interrompido por nada nesse mundo e ah, não quer ver a sobrinha nem pintada de ouro.
Mary Lennox então tem de se virar sozinha naquela mansão enorme com a ajuda da servante de Mrs. Medlock, Martha. Martha é apenas uma fofa! Ela é de uma família pobre que trabalha para o Lorde e não consegue falar o inglês muito bem, apenas o Yorkshire, que eu acredito que o inglês seja derivado dessa língua. Muitas partes no livro são escritas nela e eu tive que literalmente decifrar. Mary é uma menina desobediente com a língua bem afiada mostrando que realmente foi criada por gostos e sem limites. Ela desobedece as ordens de Mrs. Medlock e foge para o lado de fora da mansão acabando por encontrar um lugar cercado que ela descobriu que seria o possível jardim de sua tia falecida, esposa do Lorde Craven. Mary então faz de tudo para entrar no jardim secreto e assim ter algum motivo para ficar feliz naquele lugar horrendo sem sequer sua Ayah.
Logo Mary se encontra com Dickon, o irmão mais novo de Martha, e ele passa pra ela todos os conhecimentos que ele possui sobre jardins, colheitas e tipos de flores. Logo Mary encontra sua razão de viver e nunca se sentiu tão feliz e viva como naqueles momentos. Mary, Dickon e um novo amigo dividem o segredo do jardim secreto e fazem de tudo para aproveitar cada vez mais aqueles momentos da infância em que correr pela grama alta sem cair é a única preocupação.
Explicação:
Mary é uma garotinha de 10 anos que ficou orfã após um surto de cólera na Índia. Acontece que Mary foi criada sem nenhum carinho e atenção dos pais, desenvolve um temperamento difícil, e torna-se enfezada e rabugenta, Cercada de empregados, a menininha sequer veste a sua própria roupa sozinha, não tem nenhum amiguinho e por ter ficado sozinha no mundo, acaba sendo enviada ao tio na Inglaterra, o qual torna-se o seu tutor.
Seu tio Craven é um homem amargurado, mergulhado numa depressão profunda após a morte da sua esposa tão amada. Mora numa propriedade gigantesca, muito sombria e que possui um Jardim que está fechado há 10 anos, desde a morte de sua mulher.
O desenvolvimento de Mary se dá a partir do contato com esse jardim e também após o convívio com pessoas que não mais a rodeavam de excessivos cuidados e sim a tratavam com muita simplicidade e carinho. Dentre eles a criada Martha, seu irmão Dickon, sua mãe, o jardineiro, todos terão uma grande importância no renascimento da pequena Mary.