Respostas
Dicas para conseguir manter sua saúde mental em dia.
Encontre a felicidade além das redes sociais
Sua vida não está toda nas telinhas, mas, sim, na realidade. Abandone as redes sociais por alguns minutos de seu dia para descansar a mente. Não passe horas no Instagram maravilhoso daquela pessoa que você acredita estar muito feliz. Procure encontrar a sua felicidade também.
De acordo com uma pesquisa realizada pela instituição de saúde pública do Reino Unido, Royal Society for Public Health, e do Movimento de Saúde Jovem, o compartilhamento excessivo de fotos no Instagram influencia negativamente a autoimagem, prejudica o sono e aumento o medo de não estar vivendo tudo o que a vida tem para oferecer.
Reserve um tempo em sua agenda semanal para desconectar das redes sociais. Deixe o celular longe, em outro cômodo, e foque em coisas que realmente importam para você.
2. Reflita sobre a sua vida atual
Você tem um sonho e faz de tudo para realizá-lo. Todos os dias, você se esforça, faz sacrifícios e procura ser a melhor pessoa possível para aproveitar aquele sonho.
Por estar muito focado, você não se dá muito bem com frustrações. Você se culpa quando algo dá errado, pois irá tornar a sua jornada mais lenta. Mesmo doente e cansado, você continua firme.
Preservação é uma virtude extraordinária. Quem a domina é capaz de fazer grandes mudanças em sua vida e na dos outros.
Porém, você já parou para pensar que, talvez, não queira realmente aquele sonho?
Muitos dos conflitos das pessoas estão associados a viver uma falsa vida ou deixar a qualidade do seu presente de lado para perseguir o futuro. Quem sabe você não está perseguindo um ideal que, na verdade, não é seu?
Sempre que possível, reflita sobre sua vida. Questione se você está feliz ou se acredita que a felicidade está em outro lugar. Essa auto percepção irá ajudá-lo a tomar decisões que condizem com seus verdadeiros interesses.
3. Faça meditação
A meditação é uma técnica excelente para nos manter presentes, conscientes e calmos sobre pressão.
Devido a sua popularização, já existem meditações para problemas específicos, como ansiedade, pensamentos ruins e falta de prosperidade.
Com a mente quieta e silenciosa, conseguimos administrar as situações cotidianas com coerência. Não trazemos as emoções negativas de uma discussão ou uma fechada no trânsito para nós.
Dormimos melhor. Aprendemos a controlar nossos pensamentos, separando o que é bom e ruim.
Com tranquilidade, podemos realizar atividades multitarefas e permanecer em ambientes estressantes por mais tempo. Tudo isso porque a meditação constrói uma espécie de camada protetora ao redor da nossa mente. Desse modo, não deixamos qualquer coisa passar por lá.
4. Pratique exercícios com frequência
A prática de exercícios físicos estimula a liberação do hormônio da felicidade – a dopamina – em nosso corpo. Além disso, atividades físicas também podem agir como pequenos períodos de refúgio de nossa vida caótica.
Quando nos exercitamos, nos focamos em nossos movimentos e respiração. Ou acabamos fazendo o movimento errado. Não sobra tempo para pensar nos problemas do dia a dia.
A yoga, por exemplo, é uma atividade física que retoma a atenção para o momento da prática.
5. Consulte um psicólogo
Em meio ao turbilhão de obrigações, o psicólogo pode nos ajudar a organizar nossas vidas e administrar nossas emoções.
Com o acompanhamento psicológico, descobrimos detalhes sobre nossa personalidade e porque somos do jeito que somos.
Dessa forma, podemos melhorar o nosso desempenho profissional, fortalecer relacionamentos e desenvolver o amor-próprio, entre muitos outros benefícios para a saúde emocional.
Assim que você perceber que algo não está certo, que você não se sente tão bem como antes, procure um profissional para ajudá-lo a encontrar as causas para o seu desconforto. Não hesite, pois é mais fácil fazer um tratamento eficaz logo no início.
6. Seja um pouco egoísta
Pense em você. O que te faz bem? O que te faz mal? Traga para sua vida apenas positividade. Se permita fazer algo que lhe traga felicidade com frequência.
Afaste as pessoas tóxicas, os problemas insolúveis e a preocupação excessiva. Não se sinta mal por se distanciar.
Popularmente, fala-se que cuidar de você é um ato de egoísmo, mas, na real, é um ato de amor.
Apenas você sabe o que é melhor para você mesmo. Se sentir a necessidade de desconectar de tudo e todos, faça isso por algumas horas ou um fim de semana.
Desacelerar não quer dizer ignorar seus problemas e se distrair com atividades mais prazerosas. Isso se chama procrastinação.
Desacelerar é encontrar a melhor maneira possível de lidar com as complicações do cotidiano para não afetar a sua saúde mental e física.