Dadas as perguntas abaixo, realize pesquisas mais específicas para respondê-las :
1- Qual a diferença entre água pura e potável?
2- Por que há a adição de cloro numa das etapas do tratamento da água?
3- Por que se adiciona o hidróxido de cálcio e o sulfato de alumínio para que ocorra a etapa da floculação, no tratamento de água?
4- Qual a função da filtração após a floculação?
5- O que é concentração de uma solução? Quais os tipos de concentração? Como podem ser calculadas e em quais unidades de medida podem ser expressas?
6- O que significa DBO e por que constitui um dos parâmetros para verificação da qualidade da água?
Respostas
Resposta:
1= A água potável não contém substâncias nocivas à saúde, tanto dos seres humanos quanto dos outros seres vivos. Já a água pura não possui nenhuma substância em sua composição, além de hidrogênio e oxigênio.
2= Colocar cloro na água é uma medida antiga praticada pela população. Esse processo, hoje em dia, é uma das etapas feitas nas estações de tratamento de água (ETA), com o objetivo principal de desinfecção, isto é, garantir que a água consumida esteja livre de micro-organismos patógenos.
3=O hidróxido de alumínio faz com que as partículas de sujeira sofrem uma aglutinação, formando flocos sólidos de tamanho maior. Esse é o processo da floculação.
4=No processo de floculação se formam flocos-geralmente de substancias indesejáveis- por meio da aglutinação dessas sujeiras. Nesse sentido, a etapa de filtração terá como objetivo reter essas sujeiras/flocos, permitindo que só o líquido esteja presente para a próxima fase e/ou para o produto final.
5=A concentração de soluções químicas é a unidade de soluto presente em determinada quantidade de solvente ou de solução.
6=A demanda bioquímica de oxigênio (DBO) corresponde à quantidade de oxigênio consumida por microrganismos presentes em uma certa amostra de efluente (como o esgoto doméstico e o industrial).