Respostas
Resposta:
O crescimento vegetativo negativo, ou déficit demográfico, é um nome usado em estudos sobre as populações para caracterizar aqueles territórios ou regiões que apresentam taxas de mortalidade maiores do que as taxas de natalidade, de maneira que esse valor não é recuperado pelo saldo migratório.
Países europeus com crescimento negativo: Ucrânia (-0,76%), Bulgária (-0,72), Croácia (-0,09), Alemanha (0,07), Itália (0,13) e Portugal (0,37)
Explicação:
Isso quer dizer, de forma mais simples, que uma determinada localidade está perdendo habitantes. Essa situação faz-se presente em alguns países e pode ser uma grande tendência para a humanidade nos próximos anos.
A questão do déficit demográfico traz grandes efeitos na situação econômica e até cultural de um país. O primeiro impacto é a redução da População Economicamente Ativa (PEA). Com isso, a economia desacelera o seu crescimento e diminui sua produtividade.
O segundo impacto do déficit demográfico é o imediato envelhecimento populacional, embora isso só ocorra naqueles países em que a expectativa de vida é alta. Assim, as baixas taxas de natalidade e o grande número de idosos geram uma proporção muito baixa entre adultos e jovens para a quantidade de pessoas com idade mais avançada, o que gera um problema relacionado ao pagamento da aposentadoria.
Um terceiro efeito do déficit demográfico é a gradativa mudança da composição étnica da população, uma vez que cresce a quantidade de estrangeiros residentes no país e diminui o número de pessoas do próprio continente em idade reprodutiva, o que causa uma progressiva alteração nos traços culturais e pessoais da população em geral.