Respostas
A biologia celular ou citologia é uma importante área da ciência que estuda as estruturas celulares e suas funções no organismo, sejam dos animais ou dos seres humanos. Essa ciência teve um grande avanço com a descoberta do microscópio óptico em 1590 por Hans Janssen e sua posterior utilização para observar estruturas celulares microscópicas por Antonie Van Leeuwenhoek.
A citologia estuda os componentes da célula e suas funções dentro desse microrganismo, entre as estruturas celulares mais comuns das células podemos citar a membrana citoplasmática, as mitocôndrias, o complexo de Golgi, retículo endoplasmático, lisossomos, o núcleo entre outros. Vale ressaltar que algumas estruturas celulares existem apenas em determinados tipos de células como, por exemplo, os cloroplastos, predominantes em células vegetais.
A importância da citologia baseia-se no conhecimento das diversas estruturas celulares existentes, bem como a interação entre elas, isso inclui o mapeamento das funções das células do corpo humano e de microrganismos que podem ou não serem patógenos. Esse conhecimento permite criar medicamentos que estimulem determinadas funções celulares de combate a esses invasores.
A citologia também assume importância na medida em que as técnicas de engenharia genética se desenvolvem, permitindo a criação de novos medicamentos, tratamento de doenças congênitas, melhoramento genético de animais e plantas e um mapeamento mais preciso sobre as tendências patológicas de acordo com o desenvolvimento celular.