Na sua opinião, o passado escravista brasileiro vem sendo
tratado com o devido respeito quanto às suas heranças, principalmente para a população negra? Justifique.
Respostas
Resposta:
Explicação:
a escravidão persistiu como principal forma de trabalho no Brasil, durante o período em que o país foi colônia de Portugal e no período de pós independência. Durante mais de 300 anos, o trabalho escravo permaneceu como base da economia brasileira, sendo abolido em 13 de Maio de 1888 através da Lei Áurea,
assinada pela Princesa Isabel.
Mesmo extinta a escravidão, o governo não planejou e nem criou formas para promover a inserção social do negro: ele permaneceu marginalizado. Apesar de constituir a maior parcela da população, o negro permaneceu sem ser reconhecido como cidadão. Raras vezes pôde ter acesso à educação e, consequentemente, arranjar um bom emprego e então ter condições de adquirir uma moradia segura. Mas, principalmente, continuou sofrendo com o preconceito étnico, o que pode justificar a violência que a população negra sofre no Brasil, como vem sendo noticiado atualmente.
Violência Étnica
Resposta:
Durante mais de 300 anos, o trabalho escravo permaneceu como base da economia brasileira, sendo abolido em 13 de Maio de 1888 através da Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel. Mesmo extinta a escravidão, o governo não planejou e nem criou formas para promover a inserção social do negro: ele permaneceu marginalizado.
Apesar de constituir a maior parcela da população, o negro permaneceu sem ser reconhecido. Mas, principalmente, continuou sofrendo com o preconceito étnico, onde a população negra sofre no Brasil, como vem sendo atualmente.
Algo que já deveria ter mudado há muitos anos.
Explicação: