• Matéria: Sociologia
  • Autor: batinha233
  • Perguntado 4 anos atrás

O sagrado Tríduo Pascal da Paixão e Ressurreição do Senhor resplandece como o ápice de todo o Ano Litúrgico.

“Cristo realizou a obra da redenção humana e da perfeita glorificação de Deus pelo seu mistério pascal, quando, morrendo destruiu a nossa morte e ressuscitando renovou a vida. (IGMR pág. 169 n.18). Em relação ao Tríduo Pascal é correto afirmar: *

É formado pela Quinta-feira Santa (Instituição da Eucaristia e Lava-Pés), Sexta-feira Santa (Sexta-feira da Paixão), Sábado Santo (Vigília Pascal) e Domingo de Páscoa.

O cenário da celebração do Sábado Santo é o da Última Ceia. Uma grande sala preparada pelos apóstolos a pedido do Senhor para celebrar a Páscoa Judaica.
Um momento solene e profundo da Sexta-feira Santa é a apresentação da Cruz, convidando todos a adorarem o Salvador nela pregado: “Eis o lenho da Cruz, do qual pendeu a salvação do mundo. – Vinde adoremos”.

A cerimônia do Sábado Santo é carregada de ricos simbolismos, que nos lembram a ação de Deus, a luz e a vida nova que brotam da ressurreição de Cristo. Um desses momentos é a bênção da água batismal, na porta principal da igreja.

Respostas

respondido por: Danas
1

Em relação ao Tríduo Pascal é correto afirmar:

"A cerimônia do Sábado Santo é carregada de ricos simbolismos, que nos lembram a ação de Deus, a luz e a vida nova que brotam da ressurreição de Cristo. Um desses momentos é a bênção da água batismal, na porta principal da igreja."

O Tríduo Pascal não abrange o domingo, apenas uma pequena parte da madrugada do domingo, apenas a quinta-feira, sexta-feira e o sábado santos é que fazem parte desse rito pascoal.

O Sábado Santo é o dia em que há maior riqueza de simbolismos, tudo isso para que nos lembremos da ação de Deus, como a luz e a vida nova que surgiu na ressurreição de Cristo.

As missas geralmente se celebram nas quintas e sexta do Tríduo Pascal.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares