Após a decapitação do rei, o Parlamento sofreu nova depuração. Um Conselho de Estado, com 41 membros, passou a exercer o Poder Executivo. Mas o controle do Estado estava de fato nas mãos de Cromwell [...] Ofereceram-lhe a coroa, mas ele a recusou: na prática já era um soberano e podia até fazer seu sucessor.
PILETTI, Nelson; ARRUDA, José Jobson de A. Toda a História. São Paulo: Ática, 2000, p. 228.
Após a morte de seu líder, em 1658, o destino da chamada “República de Cromwell” foi marcado pela:
a) deposição, já no ano seguinte, de seu filho e sucessor, Richard Cromwell, permitindo o início da fase de Restauração.
b) reformulação e fortalecimento do Parlamento inglês, num golpe militar conhecido como Revolução Gloriosa.
c) proibição das práticas puritanas, fazendo com que muitos membros do movimento migrassem para a América.
d) invasão de Guilherme de Orange, que implantou a Lei do Teste, obrigando a todos os funcionários públicos a se declararem católicos.
Respostas
Resposta:
A República de Cromwell foi instaurada em 1649, quando, em conflito com o poder real, ele conseguiu instalar um governo de caráter republicano na Inglaterra. Todavia, este caráter foi obscurecido por seu exercício autocrático do poder, o que limitou as liberdades e perseguiu opositores.
Após a sua morte, com um governo relativamente estável, porque assegurado por meio da força e da pressão de cima para baixo, a revolução organizada por ele passou a fracassar, já que seu filho, Richard Cromwell não foi capaz de dar andamento nos projetos do pai.
Assim, após 1658, Richard já não possuía mais força política, perdendo seu poder em 1659.
É correto, portanto, o que se afirma:
a) deposição, já no ano seguinte, de seu filho e sucessor, Richard Cromwell, permitindo o inicio da fase de Restauração
Explicação: