2- Uma criança chegou em casa com um ferimento. Imediatamente sua mãe pegou um frasco de água oxigenada
para limpá-lo. Qual o fenômeno que ocorreu quando a água oxigenada entrou em contato com o ferimento.
Identifique a evidência que indica a ocorrência de uma transformação química.
Respostas
A água oxigenada é um antisséptico indicado para tratar machucados e feridas, ideal para locais de difícil limpeza, removendo tecidos mortos.
Várias pessoas dizem que a espuma formada quando se coloca água oxigenada no machucado indica a presença de infecção. Mas será que é isso mesmo?
Bom, na realidade essa efervescência observada se trata da decomposição da água oxigenada, que é uma solução aquosa de peróxido de hidrogênio (H₂O₂). Essa reação é mostrada abaixo:
H₂O₂ → H₂O + O₂
Essa decomposição da água oxigenada ocorre no meio ambiente, porém de forma lenta. Visto que ela ocorre naturalmente, é por isso que geralmente a água oxigenada é guardada em frascos escuros, longe da claridade, isto é, para não se decompor.
Mas essa reação pode ser acelerada se usarmos alguns catalisadores. Catalisador é uma substância que diminui a energia de ativação de uma reação química, fazendo, assim, com que ela se processe de forma mais rápida. O catalisador só aumenta a velocidade da reação, mas não participa dela como um produto, sendo totalmente regenerado no final.
O catalisador que aumenta muito a velocidade dessa reação é uma enzima denominada catalase. Ela está presente em nosso sangue, assim, quando adicionamos água oxigenada em algum ferimento, é essa enzima que funciona como catalisadora da reação de decomposição da água oxigenada, aumentando sua velocidade. Isso é visível pela efervescência que se produz, pois o volume de bolhas de oxigênio formadas será muito maior.
Se aplicarmos repetidas vezes a água oxigenada sobre o machucado, veremos que ela continuará borbulhando, o que prova que não é em razão da presença de infecção que sua espuma surge.