• Matéria: Português
  • Autor: viniciusdap128
  • Perguntado 4 anos atrás

Notícia de Jornal (Fernando Sabino)Leio no jornal a notícia de que um homem morreu de fome. Um homem de cor branca, 30 anos presumíveis, pobremente vestido, morreu de fome, sem socorros, em pleno centro da cidade, permanecendo deitado na calçada durante 72 horas, para finalmente morrer de fome.Morreu de fome. Depois de insistentes pedidos e comentários, uma ambulância do Pronto Socorro e uma radiopatrulha foram ao local, mas regressaram sem prestar auxílio ao homem, que acabou morrendo de fome.Um homem que morreu de fome. O comissário de plantão (um homem) afirmou que o caso (morrer de fome) era da alçada da Delegacia de Mendicância, especialista em homens que morrem de fome. E o homem morreu de fome.O corpo do homem que morreu de fome foi recolhido ao Instituto Anatômico sem ser identificado. Nada se sabe dele, senão que morreu de fome.Um homem morre de fome em plena rua, entre centenas de passantes. Um homem caído na rua. Um bêbado. Um vagabundo. Um mendigo, um anormal, um tarado, um pária, um marginal, um proscrito, um bicho, uma coisa - não é um homem. E os outros homens cumprem seu destino de passantes, que é o de passar. Durante setenta e duas horas todos passam, ao lado do homem que morre de fome, com um olhar de nojo, desdém, inquietação e até mesmo piedade, ou sem olhar nenhum. Passam, e o homem continua morrendo de fome, sozinho, isolado, perdido entre os homens, sem socorro e sem perdão.Não é da alçada do comissário, nem do hospital, nem da rádio patrulha, por que haveria de ser daminha alçada? Que é que eu tenho com isso? Deixa o homem morrer de fome.E o homem morre de fome. De trinta anos presumíveis. Pobremente vestido. Morreu de fome, diz o jornal. Louve-se a insistência dos comerciantes, que jamais morrerão de fome, pedindo providências às autoridades. As autoridades nada mais puderam fazer senão remover o corpo do homem. Deviam deixar que apodrecesse, para escarmento dos outros homens. Nada mais puderam fazer senão esperar que morresse de fome.E ontem, depois de setenta e duas horas de inanição, tombado em plena rua, no centro mais movimentado da cidade do Rio de Janeiro, Estado da Guanabara, um homem morreu de fome.

1-Retire do texto um trecho narrativo

2) Indique duas hipóteses levantadas no texto sobre quem era o homem? *

3) Para comentar uma notícia de jornal, Fernando Sabino adota qual gênero literário?

4) Qual a crítica que o autor expressa com a frase: “Um homem morre de fome em plena rua, entre centenas de passantes

5) Quais são as personagens da história? Explique com passagens do texto

6) Há, na história, marcas de temporalidade? Exemplifique com trechos do texto.

7)Onde ocorre a ação?

8) Quais os fatos principais que desencadeiam a narrativa de Fernando Sabino?

9)A figura de linguagem predominante na frase “Árvores encalhadas pedem socorro” (Raul Bopp) é: *
Metonímia
Metáfora
Catacrese
Comparação
Personificação

Complete a frase: Metáfora é uma figura de linguagem que emprega uma palavra *

Respostas

respondido por: moonchan63h
1

Resposta:

1-Fernando Sabino, escritor brasileiro, nasceu em 12 de outubro de 1923. Aos 15 anos de idade, já escrevia para periódicos e, em 1941, trabalhava como redator na Folha de Minas, em Belo Horizonte. Nesse mesmo ano, publicou seu primeiro livro: Os grilos não cantam mais. A sua mudança para o Rio de Janeiro ocorreu em 1944, onde passou a escrever para o Correio da Manhã. Seu maior sucesso, o romance O encontro marcado, foi publicado em 1956.

O escritor, que morreu em 11 de outubro de 2004, faz parte da terceira fase do modernismo brasileiro (ou pós-modernismo). Suas obras apresentam o anticonvencionalismo dessa geração, além de questões existenciais e diálogo interior. Mas Fernando Sabino, ganhador dos prêmios Jabuti e Machado de Assis, é mais conhecido por suas crônicas inovadoras e bem-humoradas, que falam sobre os desconcertos do cotidiano urbano com lirismo e sensibilidade para os dilemas humanos.

Explicação:

espero ter te ajudado

Anexos:

moonchan63h: vc pode deixar a minha como melhor resposta? OwO
Perguntas similares