Respostas
Resposta:
Gravidade e a não visibilidade no horizonte
Formato geoide explicado pela força centrípeta.
Explicação:
A gravidade da Terra é a mesma em todos os pontos do globo com uma mesma altura, dessa forma verifica-se que todos os pontos o vetor da força da gravidade é direcionado ao centro de forma perpendicular a superfície.
Quando estamos no mar, ao ver um navio indo ao horizonte, percebemos que ele não some todo de uma vez, e sim por partes, de baixo para cima, fato que somente poderia ser observado em uma esfera.
Resposta: A gravidade ,e os nossos próprios, a curvatura da terra começa a ser notada em torno de 10 quilômetros de altitude.
- Explicação: Primeiramente, é importante que consideremos que a ideia de uma esfera matematicamente perfeita dificilmente será encontrada na natureza e em todo o universo. Essa concepção é, basicamente, uma construção intelectual humana e dificilmente se manifesta de maneira exata de forma natural.
Nesse sentido, o modelo mais exato para expressar a forma da Terra é o geoide, ou seja, um formato quase esférico, mas com diversas deformações, diferenças de gravidade em vários de seus pontos e acúmulo de massa de maneira irregular ao longo de seu volume total. Além disso, as diferenças de altitude e profundidade não permitem também que o planeta seja exatamente redondo.
Além que estima-se que a curvatura da Terra comece a ser notada a partir dos 10 quilômetros de altitude e que fique ainda mais evidente a partir dos 15 quilômetros. Outro fato é que os aviões podem viajar em linha relativamente reta durante muito tempo sem "sair" por nenhuma das supostas bordas do planeta.