Minha desculpa para o estado desse texto é que eu cansei de escrever e a acabei deixando alguns... muitos! Erros de português.
Alguém pode corrigi-lo?
olá, nesse meu tema: escravidão, eu irei resaltar alguns acontecimentos no íncio, meio e fim da escravidão no brasil.
A escravidão no brasil já existia desde que foi coloniza com os primeiros escravizados sendo os indiginas e depois a escravidão indigina será trocada pela escravidão negra.
E um fator muito importante ter que portugal já era nação que tinha prática de comércio de escravos, e até já inseriu a escravidão em suas outras colonias não só aqui no brasil. E isso teve apoio da Igreja, por quê? Em 1452 o Papa deu a portugal o direito de conquistar territórios pagãos e escravizar suas populações, isso antes da "descoberta" do brasil e Portugal já se sentia no direito de escravizar pessoas. o papa deu esse direito porque a igreja queria novos fiéis a santidade e portugal queria os recursos das colônias, então ambos ficaram feliz. Mas agora como vocês já sabem os indígenas foram os primeiros a serem escravizados no brasil, mas foram trocados pela escravização negra não só porque lucrava mais, mas também pelas questões culturais e também porque os africanos tinham habilidades mais técnicas já o indígenas já entendiam o porque daqui, claro que depois eles iam entender, mas inicialmente não. À também uma diferença na escravização lá da áfrica que também rolava, mas era por motivos diferentes, lá rolava por motivos de guerra, conflitos diplomáticos, já aqui rolava por causa da etnia, se você fosse de uma etnia diferente você seria escravo, conhecida como escravização moderna.
A escravidão africana ou escravidão moderna no brasil se iniciou na década de 1530 como uma forma lucrativa que portugal encontrou de suprir a mão de obra no brasil. Desse modo, pessoas de vária etnias foram trazidos ao brasil através do tráfico negro, em navios lotados de pessoas em condições disumanas. O tráfico negro era uma forma muito lucrativa para portugal que para se ter uma ideia, o tráfico negro lucrava mais que os recursos das colonias, mas tempo se passa e uma coisa que vai ser muito falada é a famosa carta de alforria: carta que dá liberdade ao escravo. que poderia ser dada pelos sr. como era chamado os donos de escravos, poderia ser dada como gratidão pelos serviços prestados ou porque os escravo estava velho, mas também poderia ser comprada pena que o sr também tinha que concordar com isso, e muito provavelmente se o sr não concordase o escravo seria sicotiado ou algo assim por tentar ser livre e os escravos negros eram tratados como objetos, o escravo até estava na lei, mas eles eram tradados na lei como objetos como coisa que podiam ser comprados, vendidos, empretados e doados tanto que na carta de alforria era justamente o escravo pagando uma idenização paro o sr que perdeu a sua propriedade até porque o escravo era visto como objeto e esta visão era colaborada pela igreja. uma coisa a se resaltar que como os escravos aqui tinham baixa “reprodução” eu dizer até porque era baixa a espectativa de vida principalmente infantil, a maior parte do escravos viam de outros paizes, vinham da africa, e como era chamado os “borçais” que hoje é uma ofença, eram as pessoas, escravos resem chegado ao brasil que não sabiam falar a nossa língua e o brasil foi um dos maiores paises que traziam escravos então existia uma ierarquia nos negros, de tom de pele como petro, criolo, negro etc até uma criança nascida aqui no brasil que já sabendo falar a noossa lingua e como funciona o sistema, esses eram os escravos domesticos que ficavam mais pertos de seus sr.
A escravidão durou por 3 séculos e já fazem 180 anos desde que foi abolida aqui no brasil, esse acontecimento tão importante para a história do brasil rolou em um domingo de 13 de maio de 1888 em rio de janeiro que na época era nossa capital e dom pedro 1 e 2 já não estavam no poder aqui no brasil, no lugar ficou a filha de d.Pedro 2 a princesa isabel mas a política não era como antes. então em um amanhancer ensoralado no Rio de Janeiro, a capital do Império do Brasil. Era um dia de festa. A escravidão chegava ao fim por meio de uma lei votada no senado e assinada pela princesa isabel, mas não foi tão feliz assim o fim da escravidão no brasil até porque a lei não tava nem se importando para onde os escravos iriam ficar, então esses, ficaram expostos a roubo, pobreza, racismos e sem um lugar para viver.
Respostas
olá, nesse meu tema: escravidão, eu irei ressaltar alguns acontecimentos no inicio, meio e fim da escravidão no brasil.
A escravidão no brasil já existia desde que foi coloniza com os primeiros escravizados sendo os indígenas e depois a escravidão indígena será trocada pela escravidão negra.
E um fator muito importante ter que Portugal já era nação que tinha prática de comércio de escravos, e até já inseriu a escravidão em suas outras colônias não só aqui no brasil. E isso teve apoio da Igreja, por quê? Em 1452 o Papa deu a Portugal o direito de conquistar territórios pagãos e escravizar suas populações, isso antes da "descoberta" do brasil e Portugal já se sentia no direito de escravizar pessoas. o papa deu esse direito porque a igreja queria novos fiéis a santidade e Portugal queria os recursos das colônias, então ambos ficaram feliz. Mas agora como vocês já sabem os indígenas foram os primeiros a serem escravizados no brasil, mas foram trocados pela escravização negra não só porque lucrava mais, mas também pelas questões culturais e também porque os africanos tinham habilidades mais técnicas já o indígenas já entendiam o porque daqui, claro que depois eles iam entender, mas inicialmente não. À também uma diferença na escravização lá da África que também rolava, mas era por motivos diferentes, lá rolava por motivos de guerra, conflitos diplomáticos, já aqui rolava por causa da etnia, se você fosse de uma etnia diferente você seria escravo, conhecida como escravização moderna.
A escravidão africana ou escravidão moderna no brasil se iniciou na década de 1530 como uma forma lucrativa que Portugal encontrou de suprir a mão de obra no brasil. Desse modo, pessoas de vária etnias foram trazidos ao brasil através do tráfico negro, em navios lotados de pessoas em condições desumanas. O tráfico negro era uma forma muito lucrativa para Portugal que para se ter uma ideia, o tráfico negro lucrava mais que os recursos das colônias, mas tempo se passa e uma coisa que vai ser muito falada é a famosa carta de alforria: carta que dá liberdade ao escravo. que poderia ser dada pelos sr. como era chamado os donos de escravos, poderia ser dada como gratidão pelos serviços prestados ou porque os escravo estava velho, mas também poderia ser comprada pena que o s.r. também tinha que concordar com isso, e muito provavelmente se o s.r. não concordasse o escravo seria chicoteado ou algo assim por tentar ser livre e os escravos negros eram tratados como objetos, o escravo até estava na lei, mas eles eram tradados na lei como objetos como coisa que podiam ser comprados, vendidos, emprestados e doados tanto que na carta de alforria era justamente o escravo pagando uma indenização paro o s.r. que perdeu a sua propriedade até porque o escravo era visto como objeto e esta visão era colaborada pela igreja. uma coisa a se ressaltar que como os escravos aqui tinham baixa “reprodução” eu dizer até porque era baixa a expectativa de vida principalmente infantil, a maior parte do escravos viam de outros países, vinham da África, e como era chamado os “borcais” que hoje é uma ofensa, eram as pessoas, escravos recém chegado ao brasil que não sabiam falar a nossa língua e o brasil foi um dos maiores países que traziam escravos então existia uma hierarquia nos negros, de tom de pele como perto, criolo, negro etc. até uma criança nascida aqui no brasil que já sabendo falar a nossa língua e como funciona o sistema, esses eram os escravos domésticos que ficavam mais pertos de seus sr.
A escravidão durou por 3 séculos e já fazem 180 anos desde que foi abolida aqui no brasil, esse acontecimento tão importante para a história do brasil rolou em um domingo de 13 de maio de 1888 em rio de janeiro que na época era nossa capital e dom Pedro 1 e 2 já não estavam no poder aqui no brasil, no lugar ficou a filha de D. Pedro 2 a princesa Isabel mas a política não era como antes. então em um amanhecer ensolarado no Rio de Janeiro, a capital do Império do Brasil. Era um dia de festa. A escravidão chegava ao fim por meio de uma lei votada no senado e assinada pela princesa Isabel, mas não foi tão feliz assim o fim da escravidão no brasil até porque a lei não estava nem se importando para onde os escravos iriam ficar, então esses, ficaram expostos a roubo, pobreza, racismos e sem um lugar para viver.