• Matéria: Filosofia
  • Autor: hericlysmachado10
  • Perguntado 4 anos atrás

Pela comparação dos significados de duas palavras gregas, mythos e lógos, percebe-se o sentido da transição da mitologia para a filosofia. Os mitos eram a explicação para a realidade que os gregos antigos possuíam. A palavra mythos não tinha, originalmente, o significado de lenda ou fábula que tem hoje para nós. Aos poucos, na Grécia Antiga, a palavra mythos vai perdendo seu sentido de explicação da realidade e outra palavra vem tomar o seu lugar: o lógos. É quando o logos passa a assumir esse sentido de explicação da realidade que mythos passa a significar fábula, marca dos velhos poetas. Assim, a oposição mythos/lógos é também a oposição fantasia/razão. A Filosofia e a História, que apontam para o verdadeiro, passam então a se opor ao mito.

MATTAR, João. Introdução à Filosofia. São Paulo: Pearson, 2010. (adaptado)

Com base no texto e na relação entre a Filosofia e o pensamento mitológico, assinale a alternativa correta. *

100 pontos

Considerando os aspectos que envolvem a natureza do conhecimento, Filosofia e mitologia são saberes muitos semelhantes, a ponto de se afirmar que um não existe sem o outro.

Por se tratar de um saber relacionado às lendas antigas gregas, a mitologia tornou-se sinônimo de conhecimento falso, enganoso e supersticioso. Dessa forma, não deve ser levada a sério pelos estudos filosóficos.

A Filosofia baseia-se essencialmente em reflexões racionais e explicações lógicas. Por isso, é o único conhecimento verdadeiro sobre a realidade.

Na Grécia Antiga, a valorização do pensar filosófico, baseado em princípios racionais, significou o distanciamento das explicações mitológicas, amparadas em fatos sobrenaturais e conclusões mágicas.

A diferença entre o mythos e o lógos pode ser atribuída a uma questão cronológica. Enquanto o mythos era mais antigo e, por isso, relacionado a outro modelo social, o lógos era condizente com o estágio de evolução social dos gregos.

Funcionário da soberania ou louvador da nobreza guerreira, o poeta é sempre um “Mestre da Verdade”. Sua “Verdade” é uma “Verdade” assertórica [afirmativa]: ninguém a contesta, ninguém a contradiz. “Verdade” fundamental, diferente de nossa concepção tradicional, Alétheia [Verdade] não é a concordância da proposição e de seu objeto, nem a concordância de um juízo com outros juízos; ela não se opõe à “mentira”; não há o “verdadeiro” frente ao “falso”. A única oposição significativa é a de Alétheia [Verdade] e de Léthe [Esquecimento]. Nesse nível de pensamento, se o poeta está verdadeiramente inspirado, se seu verbo se funda sobre um dom de vidência, sua palavra tende a se identificar com a “Verdade”.

DETIENNE, Marcel. Os mestres da verdade na Grécia Arcaica. Tradução de Andréa Daher. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988. p. 23.

As narrativas expressas pelos mitos gregos: *

100 pontos

fundamentavam-se em critérios racionais e lógicos.

destacavam a atuação dos homens na vida política.

baseavam-se em noções cronológicas precisas.

eram verdades evidenciadas pela autoridade do poeta.

possuíam teor crítico aos valores sociais vigentes.

Os mitos constituem a primeira tentativa humana de atribuir significados às coisas. São considerados reflexões pré-racionais, pois creditam a divindades ou ao sobrenatural a origem dos fenômenos existentes.

No tocante às características dos mitos, assinale a alternativa correta.

100 pontos

Mito é equivalente ao que se convencionou chamar de pensamento filosófico, pois ambos se baseiam em princípios racionais e lógicos.

Por se tratar de relatos muito antigos, os mitos não constituem um conhecimento específico, por isso, estão ausentes na cultura ocidental.

Os mitos têm uma relação muito próxima com a ciência moderna, de modo que é correto afirmar que eles são a origem do pensamento científico.

Os mitos são relatos de caráter sobrenatural e conteúdo simbólico que tratam da relação do homem com a natureza.

Mitos são textos registrados por escrito e continuados pelos filósofos gregos que os encontraram.

"Fúria de Titãs 2, a continuação de um filme sobre o matador da Medusa, Perseu, estreou nos cinemas em 2012; Imortais, sobre o herói Teseu, em 2011; Percy Jackson e o Mar de Monstros, baseado em uma franquia de livros de mitologia grega, estreia em 2013; e um filme do Hércules será lançado em



Respostas

respondido por: reginajullya2021
2

Resposta:

Pela comparação dos significados de duas palavras gregas, mythos e lógos, percebe-se o sentido da transição da mitologia para a filosofia. Os mitos eram a explicação para a realidade que os gregos antigos possuíam. ... Assim, a oposição mythos/lógos é também a oposição fantasia/razão.

Perguntas similares