Respostas
Resposta:á se vão quase 30 anos do início da década em que a tecnologia digital e a internet surgiram, engatinhando ainda como ferramentas ao mesmo tempo impressionantes e ainda então um tanto inúteis. Mas Hollywood e o cinema nos anos 1990 trabalharam com louvor para retratar e ajudar a criar esse futuro tecnológico nas telas, e com isso algumas pérolas da ficção científica nasceram e se imortalizaram em nosso imaginário à essa época.
Entre dinossauros, invasões alienígenas, ameaças apocalípticas, robôs e viagens no tempo, o cinema de ficção científica viveu uma fase dourada nos anos 1990, com imensos sucessos de público e crítica – e alguns poucos gloriosos fracassos que mesmo assim permanecem em nossos corações. Para celebrar hoje o retrato do futuro que nosso passado eternizou, separamos aqui os 12 melhores sci-fis do cinema dos anos 1990.
1. ‘Exterminador do Futuro 2’ (1991)
A lista começa de cara com um dos melhores e mais impactantes filmes de ficção científica da década. O Exterminador do Futuro 2 conseguiu um feito raro: ao lado de outros clássicos como O Poderoso Chefão 2 e O Império Contra-Ataca, ser uma sequência melhor do que o filme original. A história do robô que volta do futuro para impedir que um outro robô, também do futuro, mate o líder por vir John Connor revolucionou os efeitos especiais da época, faturando 4 Oscars e se tornando o melhor filme da saga.
2. ‘Jurassic Park’ (1993)
Publicidade
O início da década estava realmente reservado aos maiores clássicos do gênero de então, e Jurassic Park permanece excitante e emocionante até hoje. Poucos diretores conseguiram captar nossos imaginários mais profundos e infantis quanto Spielberg, e trazer os dinossauros de volta à vida no mundo contemporâneo é literalmente um sonho para toda criança. A realidade de tal sonho, porém, é muito mais brutal e violenta do que nossa simpática imaginação – e é aí que o sonho se transforma em uma aventura mortal. O filme foi uma verdadeira revolução em efeitos especiais, além de um sucesso comercial até então sem precedentes.
3. ‘Tank Girl’ (1995)
Publicidade
Apesar de ter sido um fracasso comercial, poucos filmes encapsulam melhor o espírito, o charme e as singularidades dos anos 1990 na ficção científica quanto Tank Girl. Baseado em uma HQ igualmente estilosa, o filme traz a estética pop dos videoclipes da época (com destaque para a trilha sonora alternativa com nomes como Bjork, Portishead, Hole e Veruca Salt) para contar a história de uma heroína destemida, estilosa, vibrante e louca que luta contra a destruição ambiental em um cenário desértico em que a água se tornou raridade. Feminista, ecológico e radical, o fracasso comercial de Tank Girl não importa: trata-se de um filme profundamente divertido.
4. ‘Os 12 Macacos’ (1996)
Publicidade
Apesar de se basear em uma premissa mil vezes requentada – de uma pessoa enviada ao passado de um futuro apocalíptico para tentar impedir um terrível destino -, Os 12 Macacos é um dos mais interessantes – e loucos – filmes do gênero à época. O cenário em que um vírus praticamente dizimou a humanidade e que a viagem no tempo que visava corrigir tal tragédia bagunça a realidade (e a cabeça do espectador) serviu de pano de fundo para duas das melhores e mais intensas performances da carreira tanto de Bruce Willis quanto de Brad Pitt – igualmente dois ícones dos anos 1990.
5. ‘Independence Day’ (1996)
Explicação: