• Matéria: História
  • Autor: isadoraorsi7
  • Perguntado 4 anos atrás

Qual foi a resolução citada no texto que fora utilizada no Concílio de Trento? Pesquise como as resoluções do Concílio impactaram a difusão da Reforma protestante e contribuíram com a Contrarreforma católica.

ME AJUDEM POR FAVOR \(〇_o)/

obs.: acho que não sei botar foto foi mal <(_ _)>


pierinigabii: Resposta. Resposta: Uma ação mais efetiva para barrar o avanço do protestantismo deu-se por meio do Concílio de Trento, realizado em três ciclos entre 1545 e 1563
isadoraorsi7: obrigada fofe <3
pierinigabii: dnd:>

Respostas

respondido por: drawnmylife479
75

Resposta:

Uma ação mais efetiva para barrar o avanço do protestantismo deu-se por meio do Concílio de Trento, realizado em três ciclos entre 1545 e 1563. Um concílio é uma espécie de assembleia que reúne as maiores autoridades da Igreja para promover a discussão de pontos importantes da fé católica.

Ao longo da história, diversos concílios aconteceram, e o Concílio de Trento foi convocado pelo papa Paulo III, sendo que seus encontros aconteceram em 1545-1547, depois 1551-1552 e, por fim, em 1562-1563. Ao longo dessas sessões que se estenderam por 18 anos, uma série de decisões foram tomadas, sendo que algumas delas reforçavam princípios e práticas do catolicismo e outras tentavam estabelecer formas de fortalecer-se o combate à heresia.

Primeiramente, o Concílio de Trento debateu e reforçou algumas questões doutrinárias importantes do catolicismo. Assim, foram tratadas de questões como o pecado original, os sacramentos e questões relativas ao ritual da missa, por exemplo. Nessa questão doutrinária também foram analisados os princípios do protestantismo, e eles foram novamente rechaçados.

A infalibilidade do papa foi outra questão debatida, sendo mantida como parte da doutrina católica, e foi determinado que a venda de indulgências, o estopim da reforma protestante, estava proibida. Entretanto, o Concílio de Trento não ficou apenas nos debates litúrgicos e doutrinários do catolicismo, mas estabeleceu outras práticas para combater o avanço do protestantismo na Europa.

A proibição da circulação de determinados livros foi a principal delas. Os membros da Igreja identificaram que o protestantismo beneficiou-se bastante da circulação de ideias, o que foi possível por meio da imprensa. Esse instrumento era uma novidade e permitiu que a publicação de escritos aumentasse vertiginosamente. Assim, para impedir que os fiéis fossem influenciados por esse tipo de literatura, decidiu-se pela sua proibição.

Esse ato ficou conhecido como Index Librorum Proibitorum e continha uma extensa lista de obras. Aqueles que fossem descobertos com livros proibidos seriam julgados pelo Tribunal do Santo Ofício, o responsável pela Inquisição.

Explicação:


isadoraorsi7: arigatoooooo (~ ̄▽ ̄)~
lira88356: Faz um resumo eu lhe imploro
braboo22: LE OQUE VC MAIS ACHA DE IMPORTANTE E COLOCA EU FIZ ISSO E TIREI NOTA MAXIMA!}
isadoraorsi7: BOAAA
isadoraorsi7: parabéns SJFWENFWEUF
kemillydepaula5176: pfv fala ai cara
kemillydepaula5176: Braboo pfv
respondido por: brendaisis
12

O Concílio de Trento foi reunião implementada pelos membros da Igreja Católica e tinha como principal objetivo promover a inibição das atividades implementadas pela Reforma Protestante. Nesse sentido, as bases do catolicismo passaram a ser novamente disseminadas, retratando a importância dos seguintes pontos: os Sacramentos, a santidade de Maria e a fé cristã.

A Reforma Protestante

Implementada inicialmente por Lutero, a reforma realizou questionamentos voltados às indulgências cobradas pela Igreja Católica e às demais exigências realizadas pela Instituição em prol da salvação humana.

Saiba mais sobre a Reforma Protestante em: https://brainly.com.br/tarefa/5994923

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares