Observe as imagens, quais suas impressões? Busque relacionar
com o tema da trilha. Qual seria o conflito entre o fanatismo/
ignorância e o aprendizado com a experiência científica? Como
a razão pode enfrentar a ignorância e o fanatismo? Que tipo
de liberdade é essa que nos livra da ignorância? Aproveite e
pesquise um pouco mais sobre a história destas imagens! Anote
as respostas, a pesquisa e interaja com seus colegas.
Respostas
Resposta:
A Lição de Anatomia do Dr. Tulp, de Rembrandt, mostra a busca do homem para conhecer a si mesmo e ao mundo ao seu redor, através da razão. A ciência desvincula-se da religião, mostrando o homem como um ser natural, inserido no tempo cultural.
As ideias iluministas, trouxeram à luz, os ideais de igualdade, trazendo a razão triunfante sobre a ignorância, mantida no período anterior. A ciência e o pensamento científico, aliados ao método, surgiram iluminando novos caminhos.
Somente a razão pode esclarecer o entendimento humano. Não quer dizer que a religião seja contrária à evolução científica. Mas como dito: "de à Cesar, o que é de César, e a Deus o que é de Deus".
Isso quer dizer que ao mundo material, cabem soluções racionalmente comprovadas, deixando que a crenças religiosas nos orientem, dando significado à existência humana.
Explicação:
A pintura denominada "Lição de Anatomia do Dr. Nicolaes Tulp", demonstra um profissional dissecando o braço de um cadáver, com o intuito de conhecer as partes que o membro é composto. Trata-se de um período de transição e conflito entre o fanatismo/ignorância e o aprendizado com a experiência científica, onde a razão, a ciência passava a se desvincular das questões religiosas.
A liberdade que nos livra da ignorância veio através dos ideais iluministas, com ideais de liberdade, igualdade e fraternidade, onde o pensamento e método científico iluminaram os caminhos da ciência.
Bons estudos!