Respostas
Resposta:
A molécula é formada por um grupamento de dois ou mais átomos, unidos por ligações covalentes. Ela ainda apresenta duas características básicas: estabilidade (ligações difíceis de serem desfeitas) e neutralidade elétrica (mesmo número de prótons e elétrons).
Algumas substâncias não são moléculas, pois são formadas a partir de ligações químicas diferentes das covalentes. Como é o caso dos metais, unidos por ligações metálicas, e os conglomerados iônicos, formados por ligações iônicas.
Como diferenciar um átomo de uma molécula?
Como já explicado, a molécula é formada por um conjunto de átomos. Por exemplo, a água é uma substância cuja fórmula molecular é H2O, ou seja, ela é formada por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio.
A fórmula molecular é utilizada para indicar a composição da molécula. Isso significa que, por meio dela podemos identificar quais são os elementos químicos existentes, a quantidade de cada um e a proporção entre eles.
Existem outras fórmulas para representar a molécula:
• Fórmula eletrônica: mostra os pares eletrônicos entre as ligações de átomos;
Fórmula eletrônica do oxido férrico. (Foto: Wikipédia)
• Fórmula estrutural: as ligações entre os pares são representadas por traços;
Fórmula estrutural do propano. (Foto: Wikipédia)
• Fórmula geométrica: indicam como a molécula poderia ser vista do espaço, mostrando seus ângulos e suas ligações.
Fórmula geométrica do cloreto de enxofre. (Foto: Wikipédia)
Tipos de moléculas
Molécula discreta x molécula gigante
Quando a molécula é composta por um número pequeno e restrito de átomos, sendo presente tanto no estado gasoso como no estado condensado, ela é chamada de discreta. Já quando ela é formada por um aglomerado de átomos ou íons, e existe apenas no estado condensado, é denominada de gigante.
Explicação:
bons estudos