Respostas
Elaborou um sistema filosófico que abordou sobre praticamente todos os assuntos existentes, como a geometria, física, metafísica, botânica, zoologia, astronomia, medicina, psicologia, ética, drama, poesia, retórica, matemática e principalmente lógica.
A teoria de Aristóteles, de forma geral, é uma refutação ao seu mestre.
Enquanto Platão era a favor da existência do mundo das ideias e do mundo sensível, Aristóteles defendia que poderíamos captar o conhecimento no próprio mundo que vivemos.
Quando Platão morreu, em 347 a. C. Aristóteles fazia vinte anos de Academia, inicialmente como discípulo, depois como professor.
Aristóteles esperava ser o substituto natural do seu mestre na direção da escola, mas foi rejeitado por ser considerado estrangeiro.
Decepcionado, deixou Atenas e foi para Atarneus, na Ásia Menor, onde se tornou conselheiro de estado de seu antigo colega, o filósofo político Hermias.
Casou-se com Pítia, filha adotiva de Hermias, mas entrou em choque com a sede de riqueza de seu colega, em contraste com seus ideais de justiça.
Quando os persas invadiram o país e crucificaram seu governante, mais uma vez Aristóteles ficou sem pátria.
Para Aristóteles, Deus não é o Criador, mas o Motor do Universo, ou ainda o motor imóvel do mundo.
Deus não pode ser resultado de alguma ação, não pode ser escravo de amo algum. Ele é a fonte de todas as ações, o amo de todos os amos.
Deus é o investigador de todo o pensamento, primeiro e último Motor do Mundo.
Para Aristóteles, “a felicidade é o único objetivo do homem”. E se, para ser feliz, é preciso fazer o bem a outrem, então o homem é um ser social e mais precisamente, um ser político.
Cabe ao Estado garantir o bem-estar e a felicidade dos seus governados.
Resposta:
Aristóteles foi um filosofo, aluno de Platão e professor de Alexandre o Grande.
Nascido na cidade de Estagira, na Macedônia, em 384 a.C. Sabe-se que, em sua juventude, teve uma sólida formação em ciências, o que influenciou bastante a sua produção filosófica.
Suas principais ideias:
→ Lógica: Aristóteles fundamentou as primeiras noções da Lógica Clássica, baseada na argumentação e na Retórica. Em seus estudos, que buscavam algumas noções metafísicas.
→ Metafísica: Aristóteles escreveu um tratado de dez livros chamado “Estudos de Filosofia Primeira”, que, mais tarde, seria conhecido por “Metafísica”. Esses estudos, segundo o próprio filósofo, tratavam sobre o ser em geral,
ou seja, seriam uma espécie de ciência geral, mãe de todas as ciências.
→ Política e Ética: Aristóteles foi um defensor do sistema político democrático pelo qual Atenas já havia passado,
tendo escrito um livro sobre isso.
Explicação: