• Matéria: Filosofia
  • Autor: ceci923
  • Perguntado 4 anos atrás

Faça um resumo sobre Aristóteles

Respostas

respondido por: deboraelucas2006
4
Aristóteles (384-322 a.C.) foi um importante filósofo grego. Um dos pensadores com maior influência na cultura ocidental. Foi discípulo do filósofo Platão.

Elaborou um sistema filosófico que abordou sobre praticamente todos os assuntos existentes, como a geometria, física, metafísica, botânica, zoologia, astronomia, medicina, psicologia, ética, drama, poesia, retórica, matemática e principalmente lógica.

A teoria de Aristóteles, de forma geral, é uma refutação ao seu mestre.

Enquanto Platão era a favor da existência do mundo das ideias e do mundo sensível, Aristóteles defendia que poderíamos captar o conhecimento no próprio mundo que vivemos.

Quando Platão morreu, em 347 a. C. Aristóteles fazia vinte anos de Academia, inicialmente como discípulo, depois como professor.

Aristóteles esperava ser o substituto natural do seu mestre na direção da escola, mas foi rejeitado por ser considerado estrangeiro.

Decepcionado, deixou Atenas e foi para Atarneus, na Ásia Menor, onde se tornou conselheiro de estado de seu antigo colega, o filósofo político Hermias.

Casou-se com Pítia, filha adotiva de Hermias, mas entrou em choque com a sede de riqueza de seu colega, em contraste com seus ideais de justiça.

Quando os persas invadiram o país e crucificaram seu governante, mais uma vez Aristóteles ficou sem pátria.

Para Aristóteles, Deus não é o Criador, mas o Motor do Universo, ou ainda o motor imóvel do mundo.

Deus não pode ser resultado de alguma ação, não pode ser escravo de amo algum. Ele é a fonte de todas as ações, o amo de todos os amos.

Deus é o investigador de todo o pensamento, primeiro e último Motor do Mundo.

Para Aristóteles, “a felicidade é o único objetivo do homem”. E se, para ser feliz, é preciso fazer o bem a outrem, então o homem é um ser social e mais precisamente, um ser político.

Cabe ao Estado garantir o bem-estar e a felicidade dos seus governados.
respondido por: DanielWilians
1

Resposta:

Aristóteles foi um filosofo, aluno de Platão e professor de Alexandre o Grande.  

Nascido na cidade de Estagira, na Macedônia, em 384 a.C. Sabe-se que, em sua juventude, teve uma sólida formação em ciências, o que influenciou bastante a sua produção filosófica.

Suas principais ideias:

→ Lógica: Aristóteles fundamentou as primeiras noções da Lógica Clássica, baseada na argumentação e na Retórica. Em seus estudos, que buscavam algumas noções metafísicas.

→ Metafísica: Aristóteles escreveu um tratado de dez livros chamado “Estudos de Filosofia Primeira”, que, mais tarde, seria conhecido por “Metafísica”. Esses estudos, segundo o próprio filósofo, tratavam sobre o ser em geral,  

ou seja, seriam uma espécie de ciência geral, mãe de todas as ciências.

→ Política e Ética: Aristóteles foi um defensor do sistema político democrático pelo qual Atenas já havia passado,  

tendo escrito um livro sobre isso.

Explicação:

Perguntas similares