URGENTEEEEEEE!!!!!!!!!
1-“O que Descartes esperava de seus estudos era ‘um conhecimento claro e seguro de tudo o que é útil à vida’, e nem as aulas de seus professores nem as leituras pessoais, numerosas e variadas, o satisfizeram. Por certo, as matemáticas dão um bom exemplo de um conhecimento claro e seguro, e Descartes reconhece que sentiu prazer em seu estudo, mas não vê em que elas podem ser úteis à vida. Em contrapartida, tudo o que os autores antigos dizem dos costumes e das virtudes poderia ser do maior interesse, mas não traz nenhuma certeza. Talvez não seja exagerado dizer que o pensamento cartesiano se formou a partir da reflexão sobre esta comprovação, escandalosa aos olhos da razão: o que é certo é inútil e o que seria útil é incerto. A verdade é que, ao sair do colégio, Descartes se encontra nas mesmas disposições de sua entrada: ‘E eu continuara a ter um imenso desejo de aprender a distinguir o verdadeiro do falso, para ver claro em minhas ações e caminhar com segurança nesta vida’. (PASCAL, Georges. Descartes. Tradução de Maria Ermantina Galvão Gomes Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1990, p. 02). Tomando por base o exposto no excerto de texto sobre Descartes e seus conhecimentos é correto afirmar sobre sua filosofia que.
a)Entende que a filosofia deve voltar-se para uma discussão moral sobre os melhores comportamentos que organizariam o conhecimento verdadeiro, em aproximação com a filosofia medieval de Santo Agostinho.
b)Elabora uma metodologia científica que explicita os caminhos para o conhecimento verdadeiro, a partir da compreensão da teoria da falseabilidade.
c)Procura de modo característico unificar as discussões entre racionalistas e empiristas, especialmente no que tange ao debate realizado nas obras Discurso do Método e Meditações.
d)Busca de modo inovador elaborar uma proposta de racionalismo, que segue um caminho metódico, para alcançar o conhecimento verdadeiro e confiável.
e)Compreende que a filosofia deve voltar-se para as questões metodológicas, no sentido de buscar um ordenamento sensível para toda a natureza e todas as experiências humanas.
2-No interior da teoria do conhecimento, a discussão entre racionalistas e empiristas recebe atenção central, pois esses distintos pensadores estavam buscando elaborar teorias que dessem conta das necessidades científicas sobre a realidade, o conhecimento verdadeiro e o desenvolvimento próprio do comportamento dos humanos e da natureza. Tomando por base isso e seus conhecimentos, analise as imagens abaixo: Das alternativas abaixo, qual delas classifica corretamente as imagens.
a)I: Empirista, II: Racionalista, III: Empirista, IV: Racionalista.
b)I: Racionalista, II: Empirista, III: Racionalista, IV: Empirista.
c)I: Empirista, II: Empirista, III: Racionalista, IV: Empirista.
d)I: Racionalista, II: Racionalista, III: Racionalista, IV: Empirista.
e)I: Racionalista, II: Racionalista, III: Empirista, IV: Empirista.
Anexos:
Respostas
respondido por:
0
Resposta:Letra c)I: Empirista, II: Empirista, III: Racionalista, IV: Empirista
Explicação:Não sei se tá certo mas eu tenho certeza que a primeira imagem é empirismo
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás