Respostas
Resposta: a academia de belas artes em 1826 propunha uma formação totalmente baseada em preceitos da arte europeia, desprezando toda produção cultural indígena e negra.
Explicação: Os professores eram, na sua maioria, franceses, mas havia italianos e portugueses que lecionava nos cursos de pinturas histórica, paisagem, arquitetura e escultura, além das disciplinas complementares de desenho, anatomia e fisiologia, configurando o ensino de arte associado ao projeto de fortalecimento da monarquia.
O estilo neoclássico era parte do modelo de ensino de arte enraizado no Brasil Império.
A disseminação das formas, cores e proporções presentes nesse estilo aclamado na Europa até pelo menos o início do século XX, era promovido pela Academia Imperial de Belas Artes, onde além da formação artística ocorria também a educação científica.
Modelo de ensino de arte do Brasil Império
O maior objetivo da escolha da divulgação do estilo neoclássico era fortalecer os gostos e preferências europeias frente à estética e à produção artística, desvalorizando, assim, as produções dos indígenas e africanos.
No mesmo período acontecia intensamente o ensino do desenho técnico para a formação de engenheiros e arquitetos filhos da elite.
Aprenda mais sobre a educação durante o Brasil Império: brainly.com.br/tarefa/22781056
#SPJ2