Respostas
Resposta:
O DNA apresenta desoxirribose como açúcar, já o RNA apresenta uma ribose. As bases nitrogenadas presentes no DNA são citosina, guanina, adenina e timina. No RNA, são encontradas a citosina, guanina, adenina e uracila. O DNA apresenta duas fitas, mas o RNA é possui fita simples.
Em relação à estrutura dos 2 ácidos nucleicos, a principal diferença entre eles, é que o DNA (ácido desoxirribonucleico), possui um formato helicoidal, ou seja, são duas fitas de DNA entrelaçadas entre si, enquanto que na estrutura, o RNA possui o formato de uma fita simples.
Quando nos referimos à sua composição em relação às bases nitrogenadas, apenas uma diferença ocorre, no DNA existem 4 bases nitrogenadas, são elas :
- Adenina (A)
- Timina (T)
- Citosina (C)
- Guanina (G)
Enquanto que no RNA, também existem 4 bases nitrogenadas, são elas :
- Adenina (A)
- Uracila (U)
- Guanina (G)
- Citosina (C)
Ou seja, perceba que a Uracila (U) é exclusiva do RNA enquanto que a Timina (T) é exclusiva do DNA.
Em relação à sua pentose (açúcar), o DNA possui como o seu açúcar, a desoxirribose, que possui um oxigênio a menos do que a ribose que é a pentose do RNA, por esse motivo, o RNA é chamado de ácido ribonucleico e o DNA é chamado de ácido desoxirribonucleico.
E em relação às suas funções, o DNA possui como principal função o armazenamento de suas informações genéticas. Por exemplo, ele é o responsável por guardar as informações se você vai ser alto ou baixo, qual vai ser a cor do seu cabelo, se vai ter alguma dificuldade, alguma tendência, enfim, todas as suas características. Enquanto que o RNA possui como principal função a síntese de proteínas .
Bons estudos e espero ter ajudado