A Pedagogia Progressista toma a realidade social de forma crítica, possibilitando que a educação trabalhe a partir da compreensão da realidade e, assim, tomando o sujeito como construtor da sua realidade e do contexto social. Como ocorre a divisão da Pedagogia Progressista?
Respostas
Explicação:
A Pedagogia Progressista divide-se em: libertadora, libertária e crítico-social.
A libertadora é compreendida como a pedagogia que estimula o movimento de conscientização da realidade, ao passo que a libertária se traduz como a possibilidade de transformação do aluno.
Por fim, a crítico-social procura fomentar o desenvolvimento do raciocínio crítico e reflexivo, tornando um futuro cidadão consciente.



Resposta:
A.
Dividi-se em Pedagogia Libertadora, que tem como principal característica a educação como movimento de conscientização da transformação da realidade. A Pedagogia Libertária, que espera que a escola exerça uma transformação no aluno e, por último, a Pedagogia Crítico-Social, que é aquela na qual a escola tem o papel de desenvolver a consciência crítica acerca do conhecimento científico, por meio do método dialético, confrontando os conteúdos com as realidades sociais.
Explicação:
Na perspectiva da Pedagogia Progressista, que leva em consideração a realidade social e o poder de transformação do sujeito perante esta realidade, é a partir do diálogo e da reflexão sobre o contexto que ela se desenvolve, dividindo-se em três diferentes tipos.