Após a captura, o pescado deve ser resfriado imediatamente, sendo o gelo o método mais eficaz para baixar a sua temperatura. A temperatura de fusão do gelo é de 0 graus Celsius, considerada ideal porque diminui o desenvolvimento das reações enzimáticas e microbiológicas. Durante a estocagem do pescado em gelo, o produto deve ser manipulado o mínimo possível. A média de resistência em gelo fica em torno de sete dias, sendo que certas espécies não resistem 48 h e outras, como a tilápia, podem resistir um tempo maior que sete dias, desde que seja devidamente eviscerada.
Complete as lacunas do trecho a seguir:
Pelas formas e peculiaridades tanto de pescados quanto de frutos do mar, se faz necessário alguns utensílios para garantir o melhor aproveitamento, limpeza e consequentemente melhor forma de garantir a integridade física do alimento para o preparo: ____________, finas e afiadas: para maior precisão no corte (são amplamente usadas em preparações orientais). Removedores de escamas: para peixes que possuem escamas. Removedores de espinhos ou pinças: para os espinhos maiores de alguns peixes. Facas menores e ____________: para abrir frutos do mar que possuem conchas.
Quanto à harmonização e sabores dos pescados, são ricas as possibilidades de se harmonizar com ervas, legumes e toda a variedade de especiarias que existe. Pode-se criar uma infinidade de combinações e com isso sempre pode haver variantes. Mas dentre todas estas combinações alguns componentes são amplamente utilizados em quase todas as preparações, estes são especiarias mais fortes como diversas ____________, fundos de peixes ou frutos do mar e ácidos, como vinhos, vinagres, dentre outras bebidas alcoólicas.
Quanto à conservação: No caso dos pescados a melhor forma de armazenagem é mantê-los inteiros, eviscerados e envoltos em um ____________.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as colunas: Escolha uma:
a. facas bem maiores/ grandes martelos/ salsa/ papel crepom.
b. facas menores/ pequenos martelos/ pimentas/ filme plástico. CORRETA
c. facas menores/ pequenos cubos de gelo/ pimentas/ papel alumínio.
d. facas maiores/ pequenos martelos/ ostras/ filme plástico.
e. facas maiores / pequenos martelos/ pimentas/ papel manteiga.
Respostas
Resposta:
b. facas menores/ pequenos martelos/ pimentas/ filme plástico. CORRETA
Explicação:
Exercícios Simples
➔ Saúde / Alimentos / Congelados / Quentes
Todos sabemos que todos os alimentos é claro, quando estão na fase de exportação ou importação passa pelo processo do sal (se for carne), ou pelo processo de congelamento (bebidas, carnes e outros).
➔ De volta ao Exercício:
O exercício pede para completar as lacunas de acordo com o trecho do texto, e depois marcar a alternativa que há mais coerência, Então, Vamos Lá?
➔ Resposta:
Pelas formas e peculiaridades tanto de pescados quanto de frutos do mar, se faz necessário alguns utensílios para garantir o melhor aproveitamento, limpeza e consequentemente melhor forma de garantir a integridade física do alimento para o preparo: facas menores, finas e afiadas: para maior precisão no corte (são amplamente usadas em preparações orientais). Removedores de escamas: para peixes que possuem escamas. Removedores de espinhos ou pinças: para os espinhos maiores de alguns peixes. Facas menores e pequenos martelos: para abrir frutos do mar que possuem conchas.
Quanto à harmonização e sabores dos pescados, são ricas as possibilidades de se harmonizar com ervas, legumes e toda a variedade de especiarias que existe. Pode-se criar uma infinidade de combinações e com isso sempre pode haver variantes. Mas dentre todas estas combinações alguns componentes são amplamente utilizados em quase todas as preparações, estes são especiarias mais fortes como diversas pimentas, fundos de peixes ou frutos do mar e ácidos, como vinhos, vinagres, dentre outras bebidas alcoólicas.
Quanto à conservação: No caso dos pescados a melhor forma de armazenagem é mantê-los inteiros, eviscerados e envoltos em um filme plástico.
A alternativa B, é a correta.
Espero ter ajudado, Que Deus Abençoe!