5 - São divindades do panteão egípcio; *
5 pontos
OXÓSSI, IEMANJÁ, OGUM, XANGÔ, OXALÁ
VISHNU, KRISHNA, BRAHMA, RAMA
OSÍRIS, IRIS, ATON, ANÚBIS, HÓRUS
NENHUMA DAS ALTERNATIVAS ANTEIORES
6. (UFPE Adaptada) - Na África, durante a Antiguidade, entre 3000 a.C. e 322 a.C., desenvolveu-se o primeiro Império unificado historicamente conhecido, cuja longevidade e continuidade ainda despertam a atenção de arqueólogos e historiadores. Um dos aspectos que mais chama a atenção é a religião. Em relação à religião no antigo Egito, pode-se afirmar que: *
5 pontos
a) a religião dominava todos os aspectos da vida pública e privada do antigo Egito. Cerimônias eram realizadas pelos sacerdotes a cada ano, para garantir a chegada da inundação e, dessa forma, boas colheitas, que eram agradecidas pelo rei em solenidades às divindades.
b) a religião no antigo Egito, como nos demais povos da Antiguidade, não tinha grande influência, já que estes povos, para sobreviverem, tiveram que desenvolver uma enorme disciplina no trabalho e viviam em constantes guerras.
c) a religião tinha apenas influência na vida da família dos reis, que a usava como forma de manter o povo submetido a sua autoridade. As pessoas comuns, os trabalhadores, não se importavam com as crenças nem adoravam os deuses.
d) a religião do povo no antigo Egito era bastante distinta da do rei, em razão do caráter supersticioso que as camadas mais pobres das sociedades antigas tinham, sobretudo por não terem acesso à escola e a outros saberes só permitidos à família real.
7. (UECE/2012 Adaptado) Segundo o historiador grego Heródoto, os egípcios, dentre todos os povos da Antiguidade, eram os mais religiosos. Efetivamente a vida religiosa que se desenvolveu no Egito foi extremamente rica e articulada. A característica fundamental da religiosidade egípcia era o culto aos deuses mas também aos mortos. Sobre a religiosidade do povo egípcio é correto afirmar. * *
5 pontos
a) Os deuses eram representados exclusivamente de maneira antropomórfica, ou seja, apenas na forma humana. Os egípcios não adoravam animais como sagrados e nem mumificavam esses animais.
b) Os egípcios acreditavam na vida após a morte. Na mitologia egípcia o morto seria julgado em um tribunal ( O tribunal de Osíris), do qual faziam parte 42 deuses e teria seu coração pesado em uma balança. Caso fosse absolvido teria acesso ao paraíso, caso condenado seria devorado pela deusa Ammut.
c) As múmias egípcias foram e ainda continuam sendo mistério para muitos antropólogos e arqueólogos. Não se sabe ao certo porque os egípcios praticavam a mumificação. Provavelmente refere-se a crença da divindade do corpo humano.
d) A religião egípcia foi copiada da Mesopotâmia. Os deuses egípcios eram exatamente os mesmos cultuados na Babilônia e em Nínive a exemplo da deusa Ishtar considerada deusa do amor e da beleza tanto no Egito como na Mesopotâmia.
8. Os ciclos de cheia do rio Nilo acabavam ditando a rotina de vida dos trabalhadores egípcios no trabalho. O ritmo da vida egípcia era rigorosamente repetido: de fim de julho a meados de novembro, quando o vale estava inundado, não se faziam trabalhos agrícolas, era o período dedicado à construção das edificações monumentais e às expedições ao Sul. Sobre o papel do rio Nilo na estruturação da sociedade no Egito Antigo, é correto afirmar que:
5 pontos
a) permitia a atividade econômica e, com suas cheias regulares, garantia a estabilidade política e o domínio simbólico dos faraós. A criação de diques e barragens a) foram fundamentais para regular a vazante de água e evitar a inundação na época de cheias.
b) sua maior importância era servir de meio de transporte para as tropas que garantiam a supremacia militar dos egípcios em toda a África. Como a comunicação pelo deserto era díficil, o Nilo que não apresenta nenhuma catarata é perfeito para esse tipo de função.
c) suas cheias significavam um momento de instabilidade política e econômica, uma vez que destruíam as colheitas e provocavam fome generalizada. Assim a vida no Egito precisava ser adaptada. Plantios e colheitas deveriam ser feitos em uma única estação.
d) a capacidade e o volume de água não eram aproveitados pelos egípcios, que se limitavam nas vazantes a esperar a próxima cheia. Por conta desse ciclo que não era possível prever nem organizar, as dificuldades econômicas eram constantes.
9 - O Egito Antigo era uma sociedade teocrática? Justifique a tua resposta: *
10 pontos
Sua resposta
10 - Na MESOPOTÂMIA os SUMÉRIOS viviam em cidades-Estados, já os CALDEUS organizaram o II Império Babilônico. No Antigo Egito a forma de organização política era um IMPÉRIO, onde o faraó era considerado um divindade. Explique a diferença entre cidades-Estado e Império: *
1
Respostas
Resposta:5 - OXÓSSI, IEMANJÁ, OGUM, XANGÔ, OXALÁ
6)1- a 2-b
a) A
explicação: a religião dominava todos os aspectos da vida pública e privada do antigo Egito. Cerimônias eram realizadas pelos sacerdotes a cada ano, para garantir a chegada da inundação e, dessa forma, boas colheitas, que eram agradecidas pelo rei em solenidades às divindades.
7) c) A divindades zoomorfas, cuja divindade principal era Rá.
Explicação: Os egípcios acreditavam em divindades zoomorfas, ou seja divindades que possuíam forma animal. O principal dele era Rá, o deus do Sol.
8)1-A / 2-B
explicação: Rio Nilo era praticamente uma divindade para os povos antigos, pois graças ás suas cheias era possível desenvolver uma atividade agrícola com alimentação para a população e garantia de estabilidade. Isso porque as inundações do rio promoviam uma fertilização do solo.Essa característica do Nilo de permitir que a sociedade egípcia se desenvolvesse e crescesse graças à grande quantidade de alimento produzido garantiu ao Egito o apelido de "Celeiro do Oriente".Igualmente importante foi a possibilidade que o Rio Nilo e suas cheias proporcionaram à civilização egípcia de desenvolver técnicas de controle da água das cheias, como a criação de diques e barragens.
9) A teocracia é um sistema de governo em que o poder político se fundamenta no poder religioso, ou seja, o poder instituído é justificado por motivos religiosos. ... O Egito é um exemplo de sociedade teocrática, pois lá havia o governo do faraó, que era considerado a encarnação do deus Hórus.
10) Segundo a religião egípcia, o faraó era considerado a encarnação do deusHórus, divindade de grande importância que era considerada filha do Sol. ... Em outras civilizações podemos ver que a teocracia assumiu outras características daquela adotada no Antigo Egito.
espero ter ajudado,bons estudos :)