O Naturalismo foi um desdobramento do Realismo. Acerca desse movimento, é correto afirmar:
A.
O Naturalismo centra sua atenção na realidade interior das personagens.
B.
As personagens do Naturalismo são abastadas e seu lugar social não é tematizado.
C.
O estilo naturalista é lento e pormenorizado, uma vez que há o interesse de exaurir a descrição do espaço e das personagens.
D.
O Naturalismo dá ênfase às determinações biológicas, patológicas e sociais da personagem.
E.
Os espaços retratados pelo Naturalismo são, geralmente, bucólicos e as personagens são campesinas.
Respostas
Resposta:
D)
O Naturalismo dá ênfase às determinações biológicas, patológicas e sociais da personagem.
Explicação:
O Naturalismo é um desdobramento do Realismo e, de certo modo, é a sua radicalização. O movimento dá enfoque à realidade exterior dos sujeitos e ao modo como essa realidade o determina. Nesse contexto, as personagens, geralmente, são marginalizadas e o lugar social que elas ocupam são elementos que conformam sua existência. Ainda, o estilo é rápido e mecanicista, em que abundam termos técnicos e científicos. Outra característica do Naturalismo é o seu apelo cientificista, impactado, em grande parte, pelo Positivismo. Desse forma, as personagens estão sujeitas a todo tipo de determinações biológicas, patológicas e sociais. Os espaços retratados pelas obras são urbanos e as personagens são cidadãos modernos.
Resposta:
D.
O Naturalismo dá ênfase às determinações biológicas, patológicas e sociais da personagem.
Explicação:
O Naturalismo é um desdobramento do Realismo e, de certo modo, é a sua radicalização. O movimento dá enfoque à realidade exterior dos sujeitos e ao modo como essa realidade o determina. Nesse contexto, as personagens, geralmente, são marginalizadas e o lugar social que elas ocupam são elementos que conformam sua existência. Ainda, o estilo é rápido e mecanicista, em que abundam termos técnicos e científicos. Outra característica do Naturalismo é o seu apelo cientificista, impactado, em grande parte, pelo Positivismo. Desse foroma, as personagens estão sujeitas a todo tipo de determinações biológicas, patológicas e sociais. Os espaços retratados pelas obras são urbanos e as personagens são cidadãos modernos.