O primeiro dos quatro estágios de Piaget para o desenvolvimento cognitivo o estágio sensório- motor. Durante esse estágio do (nascimento até os 2 anos, aproximadamente), os bebês aprendem sobre si mesmos e sobre o mundo mediante suas atividades sensoriais e motoras. Os bebês passam de seres que respondem basicamente por meio de reflexos e comportamento aleatório, a crianças orientadas para uma meta. Sobre este fato, assinale as alternativas abaixo com (V) verdadeiro ou (F) falso.
( ) Durante esse estágio, os e s desenvolve a capacidade de pensar e lembrar. a desenvolve conhecimento sobre certos aspectos do mundo físico, tais como objetos e relações espaciais.
( ) Um dos aspectos do conceito de objeto é a permanência do objeto, a percepção de que ele ou uma pessoa continua existindo quando está fora do campo de visão, sendo que se desenvolve gradualmente durante o estágio sensório- motor. A princípio, o bebê não tem essa noção.
( ) Em torno de 8 a 12 meses os bebês aprendem a fazer generalizações a partir da experiência passada para resolver novos problemas. Eles vão engatinhar para pegar algo que desejam, vão agarrá-lo ou afastar um obstáculo que esteja no caminho. Nesse estágio inicia-se o desenvolvimento de comportamentos complexos orientados para uma meta.
( ) É no estágio sensório-motor que a criança desenvolve a empatia, tornando-se capaz de imaginar como os outros estão se sentindo.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
A) - V, V, V, F.
B) - F, F, F, V.
C) - F, F, V, V.
D) - Todas as assertivas estão corretas.
Respostas
resposta A) VVVF
espero ter ajudado
As fases do desenvolvimento intelectual para Piaget são quatro e são manifestadas através da assimilação e da compreensão por meio dos sentidos (A).
Período Sensório-Motor: neste período, a criança tem de 0 a 2 anos e elas não possuem conhecimento dos objetos que estão ao redor e se comunicam por meio de impressões e sentidos. Elas se guiam, apenas, pela força motora e sensível.
Período pré-operatório: fase das crianças de 2 a 7 anos. Neste período, as crianças apresentam contato com a linguagem e se relacionam com a sociedade. A partir desse período, as crianças conseguem representam aquilo que veem, conhecem aquilo que fora experienciado com os sentidos e conseguem exteriorizar, na fala, o que desejam e, assim, já conseguem se comunicar com os sujeitos.
Período das operações concretas: Idade - 7 a 11 ou 12 anos. Nesta fase, a criança não mais cria representações, mas já consegue pensar de modo lógico e organizacional. Assim, cria sentimentos e afetividade com amigos e com seus familiares.
Período das operações formais: de 12 anos em diante. Neste último estágio, o adolescente consegue aplicar seus conhecimentos em nível ético e moral, pensando nas consequências de seus atos e se vendo como sujeito livre e ativo. Assim, suas funções imagéticas já estão desenvolvidas e suas ações, aprimoradas.
Link: brainly.com.br/tarefa/24431746