• Matéria: Informática
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 4 anos atrás

As Diretrizes Curriculares de Tecnologia e Inovação e, mais especificamente, todos os objetos de conhecimento de seus eixos (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Letramento Digital e Pensamento Computacional) apresentam diversos conteúdos relacionados à Competência Geral 5 da BNCC, reiterada pelo Currículo Paulista.
No eixo Pensamento Computacional o objeto de conhecimento “Pensamento Científico” também guarda uma grande interação com a Competência Geral 2.
Essa afirmação é verdadeira ou falsa?
- a. Verdadeiro
- b. Falsa

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RESPOSTA: Essa afirmação é VERDADEIRA.

Explicação:
>> Competência Geral 2. Pensamento Científico, Crítico e Criativo — Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
Objetivo: Investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções.

>> A competência geral nº 2, elencada na BNCC, “Pensamento científico, crítico e criativo”, reforça a importância da escola atuar de forma a contribuir com que os estudantes exercitem a curiosidade intelectual, por meio das ciências e do conhecimento advindo das diferentes áreas, ao exemplo do STEAM, propiciando assim, o trabalho investigativo, reflexivo e a análise crítica que oportuniza exercitar a imaginação e a criatividade, na investigação de causas por meio da elaboração de hipóteses e na busca de soluções, inclusive tecnológicas.
As atividades, utilizadas para contemplar o pensamento científico, podem estar relacionadas aos métodos e técnicas da pesquisa científica como objetivo, método a ser utilizado e procedimentos como coleta de dados, análise dos dados e resultados da investigação.

Respostas

respondido por: alegremesenhor
0

Resposta:

Verdadeiro

Explicação:

Isso mesmo! A Competência Geral 2 indica que é importante à ação escolar “exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas”. Isso tem muita relação com o objeto do conhecimento Pensamento Científico.

respondido por: felipework
0

A competência geral 2 interage com o eixo "Pensamento Computacional" que faz parte do objeto de conhecimento “Pensamento Científico”. Portanto, a afirmação é verdadeira (alternativa A).

O que diz a competência geral 2?

Ela afirma que para a ação escolar é importante "exercitar a curiosidade intelectual e usar métodos específicos da ciência, incluindo pesquisa, reflexão, análise crítica, imaginação e criatividade para investigar causas, desenvolver e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (incluindo técnicas) baseadas em conhecimentos em diferentes áreas”. Isso tem muito a ver com os objetos de conhecimento do pensamento científico.

A competência geral 2 é uma de várias competências, então aprenda outras, aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/28329545

#SPJ3

Anexos:
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