A energia não se perde e não se cria, ela apenas se transforma. Esta é uma frase famosa e que explica muitos fenômenos que envolvem a energia. Avalie os fenômenos abaixo e assinale-os como verdadeiros ( V ) ou falsos ( F ) :
( ) Ao chutar uma bola podemos dizer que a energia é transferida dos pés de um jogador de futebol para a bola e que esta desenvolve um movimento.
( ) O vento que empurra um barco converte a energia eólica em movimento, neste caso não existe uma transferência de energia e sim uma transformação.
( ) A energia de movimento podemos chamar de energia mecânica e está presente em muitas tecnologias do homem, como nos carros por exemplo.
( ) Ao acionar os freios , um carro em movimento cria energia térmica em seus pneus, quanto mais brusca essa frenagem mais calor será gerado. O calor criado pode desgastar os pneus.
Agora assinale a sequência que completa corretamente os parênteses acima:Leitura Avançada
(0.5 Pontos)
a) V,V,V,F.
b) V,F,V,F.
c) F,V,F,V.
d) F,F,V,V.
e) F,F,F,V.
Respostas
Resposta:
B) V-F-V-F
Explicação:
1 - verdadeiro. O nome disso é quantidade de movimento, e estuda as colisões.
2 - falso. A energia do vento assopra a vela, e transfere energia do vento para as velas.
3 - verdadeiro. Esta é a definição de energia mecânica.
4 - a energia gerada pela frenagem também é a térmica (pois gera atrito), mas não é pelo calor que um carro reduz a sua velocidade, como a alternativa dá a entender. O que pára ou desacelera o carro é a redução de energia cinética da roda de um carro por esse contato.
Primeiro que o freio não entra em contato com o pneu, mas sim com o disco de freio (vulgarmente pneu é a camada de borracha da roda, pneu na verdade é o ar dentro da camada de BORRACHA, mas isso são detalhes). Depois, esse contato entre freio e disco de freio gera desaceleração. A roda do pneu pode sim se desgastar devido a frenagem brusca. Se o freio entrasse em contato com o pneu ele causaria um estrago considerável na borracha dependendo da velocidade.
Pode até ser gerado calor na frenagem, mas acredito que o pneu aguenta.
Tirando o que está errado nessa alternativa, está certa, mas é falsa.