Câncer de tireoide é prevalente nos homens, já em mulheres os nódulos prevalecem.
Considerado um tumor de baixa incidência – um caso a cada 100 mil homens e oito casos a cada 100 mil mulheres -, o câncer de tireoide é o mais comum da região de cabeça e pescoço e deve se tornar o terceiro câncer mais incidente nas mulheres até 2030, atrás apenas de tumores de mamas e de ovários. Porém, quando um homem tem nódulo de tireoide, as chances deste nódulo ser maligno são maiores. [...] O diagnóstico é feito por meio da ultrassonografia e, quando necessário, da punção aspirativa da tireoide, exames que, além de confirmar a suspeita de nódulos, auxiliam o médico na decisão da melhor conduta a ser adotada para o tratamento, que varia desde a simples observação do nódulo, medicamentos, tratamentos minimamente invasivos ou até mesmo a cirurgia.
O aumento no número de casos de câncer de tireoide pode também ser acompanhado pelo aumento de dois outros distúrbios causados pela alta ou baixa produção dos hormônios tireoidianos. Identifique que distúrbios são esses, como são causados e duas consequências de cada um.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Bócio, nódulos
Explicação:
O principal sintoma é o surgimento de irregularidades no pescoço. A pessoa também passa a sentir desconforto na região, falta de ar e dificuldade para engolir, além de apresentar tosse e rouquidão.
A deformação que o bócio provoca na região anterior do pescoço pode limitar-se a pequenas saliências, ou nódulos, ou constituir massa grande e disforme, que comprime a traqueia e provoca dificuldade para respirar e engolir, tosse irritativa, rouquidão e dilatação das veias do pescoço.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás