1 – O que significa países subdesenvolvidos?
2 – Qual é a origem do termo subdesenvolvido?
3 – Quem são os países de 1º, 2º, e 3º mundo?
4 – Quais são as características comum aos países subdesenvolvidos?
5 – Os países desenvolvidos reúnem uma série de condições positivas. Quais são essas condições?
6 – Como é avaliado o Índice de desenvolvimento humano(IDH)?
7 – O que são países emergentes?
8 – Qual é a origem do IDH?
Respostas
Resposta:
Explicação:
1: Países subdesenvolvidos são nações pouco industrializadas e bastante vulneráveis economicamente. Além disso, apresentam baixos indicadores de desenvolvimento social.
2: O subdesenvolvimento é um termo elaborado após o término da Segunda Guerra Mundial para designar aqueles países que possuem um baixo índice de riquezas, uma economia enfraquecida, com ausência de fatores estruturais e sociais, além de altos registros de pobreza, concentração de renda e miséria.
3: Os países foram separados em "três mundos" durante a Guerra Fria, quando eram classificados de acordo com seus aliados. Primeiro Mundo: os Estados Unidos e seus aliados. Segundo Mundo: a União Soviética e seus aliados. Terceiro Mundo: países não alinhados e neutros.
4: Outra característica dos países subdesenvolvidos é a grande desigualdade social, entre os mais ricos e os mais pobres. Educação e saúde são de difícil acesso para a população de baixa renda. Os pobres dessas sociedades têm menos chance de melhorar sua condição social que os pobres dos países desenvolvidos.
5: Um país desenvolvido reúne uma série de condições que resultam em indicadores positivos para a vida da população. ... Vida: longa e saudável. É medida pela esperança de vida ao nascer. Escolaridade: é medida pela taxa de alfabetização dos adultos e das crianças em ensino fundamental.
6: O Índice de Desenvolvido Humano baseia-se nos parâmetros de saúde, educação e renda para avaliar o desenvolvimento de um país. ... Quanto mais próximo de zero, menor é o indicador para os quesitos de saúde, educação e renda. Quanto mais próximo de 1, melhores são as condições para esses quesitos.
7: Não existe um “conceito-padrão” de países emergentes, também chamados de países em desenvolvimento ou países intermediários. No entanto, podemos defini-los como aquelas economias periféricas ou subdesenvolvidas que apresentaram, ao longo das últimas décadas, relativas melhorias no âmbito financeiro, comercial e social, havendo, assim, melhoria de suas estruturas e novas perspectivas de crescimento.
8: O Índice de Desenvolvimento Humano foi criado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em 1990, a partir do trabalho de dois economistas, o paquistanês Mahbub Ul Haq e o indiano Amartya Sem