O mito da caverna
Existiam alguns homens que estavam aprisionados desde a infância em uma caverna, onde, acorrentados, viviam imóveis. Virados de costas para a entrada da caverna, não conseguiam ver nada além do fundo e das sombras. Diariamente, homens passavam transportando coisas, mas, como a parede ocultava o corpo dos homens, os prisioneiros só conseguiam ver as sombras, que imaginavam ser eles próprios.
Certo dia, um prisioneiro conseguiu escapar e descobriu o mundo fora da caverna. No entanto, a luz da fogueira, bem como a do sol, no exterior da caverna, agrediu fortemente os seus olhos, já que ele nunca tinha visto a luz. O prisioneiro libertotinha duas opções: voltar para a caverna e manter-se como havia se acostumado ouesforçar-se para se habituar à nova realidade. Ele, então, resolveu se acostumar à nova realidade e em seguida voltar para libertar os demais prisioneiros. Entretanto, ninguém acreditou nele e o expulsaram de lá.
Texto criado especialmente para esta publicação com base no mito original.
a)Explique qual é o significado da visão do sol e das sombras, no mito.
b)Pode-se afirmar que o prisioneiro que decide fugir da caverna representa a pessoa que escolhe estudar e buscar esclarecimento, enquanto os prisioneiros que nela permanecem representam as pessoas que não buscam conhecimento? Justifique sua resposta.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Não sei nem sei pq. eu tô mandando essa mensagem
victorsantos1155n:
ff
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás