Respostas
Resposta:Localizado no extremo leste do Oriente Médio, Omã é formado por dois territórios descontínuos (a península de Musadem está situada nos Emirados Árabes Unidos). O país possui posição geográfica estratégica: na entrada do golfo Pérsico. O território maior limita-se com os Emirados Árabes Unidos (a noroeste), Arábia Saudita (a oeste), Iêmen (ao sul), golfo de Omã (ao norte) e com o mar Arábico (a leste).
A economia nacional baseia-se na produção e exportação de petróleo e gás natural. Esses dois produtos são responsáveis por aproximadamente 85% das exportações, fato que fortalece o Produto Interno Bruto (PIB). Entretanto, o país tem diversificado sua economia, visto que as reservas de petróleo irão se esgotar. Sua estabilidade política tem proporcionado a realização de investimentos estrangeiros na modernização industrial.
Omã tem conseguido obter evoluções em alguns aspectos sociais, como, por exemplo, a taxa de mortalidade infantil, que está em constante declínio e, atualmente, é de 12 óbitos a cada mil nascidos vivos. Entretanto, alguns problemas persistem: o índice de analfabetismo continua elevado: 16%.
Coordenadas: 24° 43′ 14" N, 58° 19′ 35" E
Golfo de Omã serve como uma entrada para o Golfo Pérsico vindo do Mar da Arábia e do Oceano Índico. Ele se conecta com o Golfo Pérsico através do estreito raso de Hormuz.
A Al Jazeera afirma que “o Estreito de Ormuz é a passagem de petróleo mais importante do mundo, formando um ponto de estrangulamento entre o Golfo Pérsico e o Golfo de Omã. O estreito de 39 quilômetros é a única rota para o oceano aberto por mais de um sexto da produção global de petróleo e um terço do gás natural liquefeito (GNL) mundial ".
Portanto, o Golfo de Omã é uma rota de navegação integral para os países produtores de petróleo do Golfo Pérsico. Os principais exportadores e importadores de petróleo do mundo têm a preocupação conjunta de garantir a segurança da região.
Explicação:bons estudos