• Matéria: História
  • Autor: Lasanharosa51
  • Perguntado 4 anos atrás

Leia este texto e faça o que se pede a seguir.

Determinados movimentos sociais e instituições criticam o atual modelo de desenvolvimento econômico baseado na produção em massa e no consumo desenfreado, argumentando que esse modelo, ao explorar de maneira brutal os recursos da natureza, tende a esgotar esses recursos e a provocar sérios danos ambientais que já são visíveis. Assim, esse modelo econômico deve ser alterado, para não agravar ainda mais a crise ambiental.

Da mesma maneira, no início da Idade Moderna, a Igreja também estava vivenciando uma aguda crise, pois não conseguia mais atender, de maneira satisfatória, às angústias do povo e dava sinais de esgotamento, culminando com o surgimento das religiões protestantes.

Sobre a situação da Igreja e da Europa nessa época, assinale a alternativa correta:

a) Nesse período, a invenção da imprensa, permitindo uma divulgação cada vez maior da Bíblia, e o apoio oferecido por vários reis ao Papa dificultaram a propagação das ideias reformistas.

b) Os vários escândalos da Igreja católica, dentre eles a simonia e o comércio de indulgências, e o fortalecimento das Monarquias Nacionais contribuíram para a Reforma Protestante.

c) Preocupada em garantir o apoio dos fieis, a Igreja passou a difundir os novos valores e o estilo de vida oriundos do Renascimento Cultural.

d) No século XVI, a Europa Ocidental passava por intensas mudanças motivadas pela expansão marítima, pelo fortalecimento de novos grupos sociais e por uma forte ruralização da economia.

e) Identificada com a ordem burguesa, a Igreja católica via com bons olhos as novas relações econômicas e sociais geradas pelo desenvolvimento do Capitalismo.

Respostas

respondido por: Jasmine08
1

Resposta:

Letra C

Explicação:

c) Preocupada em garantir o apoio dos fieis, a Igreja passou a difundir os novos valores e o estilo de vida oriundos do Renascimento Cultural.

Perguntas similares