01 - No Brasil, as noções surrealistas começaram a surgir entre 1920 e 1930, através de elementos do Movimento Modernista do Brasil. Alguns dos artistas brasileiros surrealistas, ou com tendências surrealistas, mais conhecidos são:
a) Tristan Tzara, Marcel Duchamp e Hans Arp;
b) Victor Vasarely, Marx Ernst e Man Ray;
c) Tarsila do Amaral, Cícero Dias e Maria Martins;
d)Ismael Nery, Július Evola e Di Cavalcanti
Respostas
A resposta correta é Alternativa C)Tarsila do Amaral, Cícero Dias e Maria Martins;
Explicação: O movimento surrealista no Brasil foi absorvido pelo movimento Modernista e seus artistas, pouco antes da década de 1930.
Alguns historiadores acreditam que o Surrealismo no Brasil não teve tanto destaque, e atribuem isso aos momentos históricos diferentes, vividos na França (e a Europa como um todo) e nosso país.
Mesmo com “pouca força”, grandes artistas surrealistas brasileiros deixaram marcas na cultura e na história da arte. Muita gente se pergunta, quem foi o primeiro artista surrealista brasileiro, na verdade, não foi apenas um. Em conjunto e no esforço de encontrar uma identidade artística brasileira, artistas como Ismael Nery, Cícero Dias e Tarsila do Amaral, trouxeram para o país o, até então, novo estilo na arte.
Na pintura abaixo, vemos uma das representações mais marcantes do Surrealismo no Brasil, o “Abaporu” de Tarsila do Amaral, pintado em 1928.
[Imagem]
Imagem: Reprodução | “Abaporu”, Tarsila do Amaral, 1928. Além de Tarsila, entre os principais artistas do Surrealismo no Brasil estão:
• O pintor e escritor Ismael Nery;
• A escultora Maria Martins;
• O pintor pernambucano Cícero Dias;
• O poeta Murilo Mendes.
Cícero Dias, artista pernambucano, também teve destaque como um dos pintores surrealistas brasileiros. Sua obra Eu Vi o Mundo… ele Começava no Recife, é uma das representações do surrealismo brasileiro, da época.
Resposta:
e a letra c
Explicação:
espero ter ajudado