• Matéria: História
  • Autor: prdanielcardoso83
  • Perguntado 4 anos atrás

1) “O rei é vencido e preso. O Parlamento tenta negociar com ele, dispondo-se a sacrificar o Exército. A intransigência de Carlos, a radicalização do Exército, a inépcia do Parlamento somam-se para impedir essa saída 'moderada'; o rei foge do cativeiro, afinal, e uma nova guerra civil termina com a sua prisão pela segunda vez. O resultado será uma solução, por assim dizer, moderadamente radical (1649): os presbiterianos são excluídos do Parlamento, a Câmara dos Lordes é extinta, o rei decapitado por traição ao seu povo após um julgamento solene e sem precedentes, proclamada a República; mas essas bandeiras radicais são tomadas por generais independentes, Cromwell à testa, que as esvaziam de seu conteúdo social.” Os comentários do autor sobre o processo histórico ocorrido na Inglaterra no século XVII remetem à seguinte constatação: Selecione uma alternativa: a) O autor aponta o esvaziamento do conteúdo social das bandeiras revolucionárias como responsabilidade de Oliver Cromwell. b) A solução, moderadamente radical, diz respeito à instalação de uma República e na execução de um rei, seguida da afirmação do poder político do Parlamento. c) Ao final do conflituoso processo que levou à instalação da República na Inglaterra, a tomada de poder por Oliver Cromwell ocorreu em uma circunstância na qual ideias radicais não foram consideradas como centrais. d) A exclusão dos presbiterianos do Parlamento correspondeu a uma resposta de Cromwell aos realistas escoceses que se negaram a participar do conflito contra o exército real. e) Decapitar o rei foi o grande equívoco de Cromwell, pois essa foi a causa central das dificuldades de seu governo republicano.

Respostas

respondido por: julianadasilva43
3

Resposta:

c)

Ao final do conflituoso processo que levou à instalação da República na Inglaterra, a tomada de poder por Oliver Cromwell ocorreu em uma circunstância na qual ideias radicais não foram consideradas como centrais.

respondido por: samea38
1

Resposta:

letra b

Explicação:

A política usada dos Atos de Navegação proibia que os portos ingleses fossem por navios de outrasnações, exceto quando estes transportavam matéria prima inglesa. A importância dessa longo prazo para a economia inglesa foi enorme, pois, a prazo, forneceu os meios e a estrutura básica para o desenvolvimento industrial desse país.

Perguntas similares