• Matéria: História
  • Autor: heloisepaula
  • Perguntado 4 anos atrás

A partir do século XI a produção de alimentos aumentou. Com isso o que sobrava passou a ser vendido. As cidades cresceram e surgiram burgos. O comércio de produtos vindos da Ásia voltou a acontecer com a chegada de artigos de luxo, que não existiam na Europa, comprados por nobres e membros do clero. Um dos aspectos do comércio medieval foram as feiras. Sobre as feiras medievais é correto afirmar: *
1 ponto
a) Eram realizadas somente aos fins de semana. Vinham produtores locais de diferentes partes da região para vender seus produtos. nelas se encontravam somente produtos alimentícios, não sendo encontrados tecidos ou artesanato.
b) As feiras medievais ocorriam no interior dos castelos da nobreza. Dessa forma os burgueses que viviam no interior desses castelos conseguiam controlar o comércio na região e assim evitar a concorrência.
c) As feiras medievais eram muito parecidas com as feiras atuais. Uma vez por semana os agricultores vinham até as cidades e montavam suas barracas com frutas, verduras e hortaliças e ao final repartiam os ganhos com o nobre dono da cidade.
d) As feiras medievais duravam de 15 a 60 dias, aconteciam uma ou duas vezes por ano e reuniam mercadores vindos dos mais diferentes lugares. Os cambistas colocavam as moedas sobre um banco de madeira para examiná-las. Por isso, receberam o nome de banqueiros.
2. A partir do século XI com as mudanças tecnológicas ocorridas na agricultura e com o crescimento das cidades o comércio a longa distância voltou a acontecer. Os europeus comercializavam entre si mas também com o Oriente Médio. Das alternativas a seguir assinale aquela que NÃO apresenta uma rota de comércio medieval. *
1 ponto
a) A rota das Cidades italianas ao Oriente ocorria via mar Mediterrâneo. Os mercadores de Gênova e Veneza compravam artigos de luxo (sedas, perfumes, porcelanas) e especiarias nos portos de Constantinopla, Antioquia e Trípoli e os revendiam com grande lucro no norte da Europa.
b) A rota das cidades italianas ao norte da Europa: Uma importante rota ligava Veneza a Hamburgo e a outra ligava Gênova a Bruges, passando pela região de Champagne (França), onde eram realizadas importantes feiras.
c) A rota das cidades do norte da Europa. As cidades de Bruges, Bremen, Hamburgo, Lübeck, localizadas no norte da Europa, comerciavam entre si e com outras cidades europeias, como Londres, na Inglaterra, e Novgorod, na Rússia.
d) A rota das cidades africanas: ligavam importantes cidades africanas de norte a sul do continente como Cairo no Egito até a cidade do Cabo na África do Sul percorrendo milhares de quilômetros.

Respostas

respondido por: emanuel2021263704668
1

Resposta:

só pergunta difícil q os professores botão

respondido por: vitormartyniucksilva
0

Resposta:

d - d bom estudos ;3

Perguntas similares