Política econômica é um conjunto de ações de um determinado país com vistas a atingir certos objetivos relacionados à situação econômica dessa nação. Esse é um tema muito importante, pois envolve a forma como o governo irá conduzir economicamente o país. Talvez em função das crises pelas quais o Brasil passou nos últimos anos, esse assunto tenha ganho um pouco mais de repercussão. Isso porque o governo precisa atuar fortemente para não deixar que o país entre novamente em recessão, algo que não é bom para os brasileiros.

Assinale a alternativa que representa o tipo de política econômica que é feita pela alteração das alíquotas dos tributos.

Escolha uma:
a.
Política de Rendas.

b.
Política Fiscal.

c.
Política Monetária.

d.
Política Cambial.

e.
Política de Mercado.

Questão 2

Etimologicamente, a palavra governo pode significar autoridade, poder de direção e provimento de necessidades coletivas. Formado por um conjunto de pessoas, investidas de autoridade, o governo exerce o poder político e determina a orientação de uma sociedade. É, portanto, a direção superior ou a instância máxima da administração de uma unidade política, que pode ser local, regional ou nacional.

Os governos, nas democracias, devem representar a vontade popular num determinado momento histórico, afinal são os responsáveis por administrar os recursos, elaborar e aplicar as políticas públicas.



Com base nas funções do governo na economia, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.



I. A função alocativa, uma das funções básicas do governo, visa ofertar bens e serviços públicos que não seriam oferecidos pelo mercado privado ou que seriam ofertados em condições ineficientes.



PORQUE



II. Na função alocativa, a autoridade do governo deve ser utilizada para estabelecer regras, através de leis e disposições administrativas, que criem um ambiente de competição estável e seguro a toda a sociedade.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Escolha uma:
a.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.

b.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.

c.
As asserções I e II são proposições falsas.

d.
A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.

e.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.

Questão 3

Títulos públicos são emitidos pelo Tesouro Nacional para financiar as atividades do Governo Federal. Quem investe em títulos públicos está comprando papéis da dívida brasileira. São ativos de renda fixa, isto é, têm rendimento projetável antes da aplicação. O rendimento pode ser prefixado (juro anual definido), atrelado à variação da Selic (taxa de juros da economia) ou atrelado ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo, considerado a inflação oficial do país). O pagamento do investimento e da valorização ocorre no vencimento do título ou na venda antecipada do papel. Na venda antecipada, os títulos atrelados à inflação e prefixados sofrem com a chamada marcação a mercado, ou seja, podem apresentar volatilidade ao longo da aplicação para a negociação antes do vencimento.

Quando falamos sobre mercados econômicos, podemos dizer que, no mercado de títulos

Escolha uma:
a.
menores níveis de tributação sobre a folha de pagamento, aumentarão o nível de desemprego, ampliando o valor dos salários pagos no país.

b.
o equilíbrio ocorre quando a oferta e a demanda de divisas se igualam.

c.
a oferta e a demanda por moeda determinam o nível de tributação, que vai afetar a produção, os preços e os investimentos externos.

d.
o equilíbrio ocorre quando a oferta e a demanda de trabalho se igualam, sendo o nível de emprego e o valor dos salários, as variáveis determinadas nesse mercado.

e.
há a transferência de recursos dos agentes econômicos superavitários para os deficitários, que ocorre através dos títulos.


economia para negócios

Respostas

respondido por: Anônimo
1

Resposta:

A resposta é:

1. A letra b) Politíca Fiscal

2. A letra e) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.

3. A letra e há a transferência de recursos dos agentes econômico superavitários, que ocorre através dos títulos.

Explicação:

Perguntas similares