• Matéria: Português
  • Autor: bmsouza142hhAn
  • Perguntado 4 anos atrás

Leia atentamente:

Sobre tempos de Pandemia...

Além de diminuir o consumo de notícias, Carlos também está usando máscara e luvas enquanto trabalha e anda com uma garrafinha de álcool gel na mochila. Ele tem medo de sair na rua, mas diz que teria tanto pânico quanto de ficar em casa caso fosse demitido. As contas, segundo ele, não perdoam.

Há casos, como o dele, nos quais ficar em casa não é uma possibilidade. Porém, existem pessoas que não têm escolha de trabalhar ou a possibilidade de continuar a rotina em casa. Assim, ele entrou em um coletivo dirigindo-se ao trabalho, mas munido de sua máscara e seu álcool em gel. O coletivo, naquele horário, estava mais ou menos vazio e ele conseguiu sentar-se ao lado de uma Janela, que por um acaso, estava emperrada e fechada. Na parada seguinte do coletivo, entrou um idoso com uma cara bastante séria, que assim que acessou o ônibus, retirou a máscara e sentou-se ao lado de Carlos. Carlos ficou assustado. Mas virou o rosto para a janela, que não abria de modo algum. De repente, o idoso começou a tossir sem parar. E, naquela altura do trajeto, não havia mais lugares para sentar. Carlos sentiu-se com vergonha de falar para o senhor colocar a máscara, e também não quis viajar em pé, pois percebeu que o coletivo havia, de certa forma, lotado relativamente. Ele seguiu a viagem com o pescoço torto virado para o lado e constrangido e com medo daquela situação, mas finalmente chegou seu ponto, ele desceu.

Sobre a questão da consciência coletiva presente no pensamento do sociólogo Emile Durkheim e todo seu aprendizado sobre cultura, sociedade e educação, avalie a situação acima, procurando demonstrar seus conhecimentos sobre o pensamento do autor acerca dos conceitos de sociedade e consciência coletiva, relacionando estes temas à prevenção contra o COVID-19.

Respostas

respondido por: yuri14rodrigues
0

Em Dezembro de 2019 o vírus da COVID-19 se originou na China, mais especificamente na cidade de Wuhan. A partir de então, o índice de pessoas contaminadas cresceu de maneira exponencial logo nas primeiras três semanas.

O ano de 2020 foi marcado pela crise no sistema mundial da saúde, pois praticamente todos os lugares do mundo foram afetados pelo vírus, e, muitas mortes foram devidas ao contágio. As autoridades de saúde da ONU (Organização das Nações Unidas) sugeriram o isolamento social como medida para combater a COVID19.

Entretanto, nem todas as pessoas seguiram a medica de prevenção contra o vírus. Isso é algo que representa a falta de responsabilidade social e a falta de empatia com o próximo, uma vez que o vírus pode não ser totalmente letal, porém o seu contágio é extremamente fácil. É necessário a solidariedade de todos nesse momento.

Perguntas similares