• Matéria: História
  • Autor: ashileybarbosa8
  • Perguntado 4 anos atrás

qual foi o estopim que motivou os militares a realizarem o fechamento do regime por meio do ato institucional n°5?​

Respostas

respondido por: josuejosephyaraujogu
16

Resposta:     O estopim para a intervenção militar deu-se quando os políticos da oposição demonstraram sua insatisfação contra os militares. O grande pivô da crise dos militares com a oposição consentida formada pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB) deu-se com o deputado Márcio Moreira Alves.  

Explicação:


marialee92: realmente é isso
marialee92: o deputado emedebista realizou um discurso no Congresso. Nesse discurso, Moreira Alves pediu que a população boicotasse os eventos de 7 de setembro. Ele acusou o Exército de ser um “valhacouto de torturadores” e pediu que as mulheres, que tivessem relacionamento com militares, boicotasse-os caso eles apoiassem a tortura.
respondido por: marcoszapata78
0

O estopim que motivou os militares a realizarem o fechamento do regime pelo Ato Institucional nº 5 foi o discurso do deputado Márcio Moreira Alves, do MDB, onde acusava os militares de tortura.

Estopim para o AI-5

O AI-5 (Ato Institucional nº 5), o mais duro ato do regime militar brasileiro, aconteceu em setembro de 1968, quando o governo decretou, entre outras coisas, o fechamento do Congresso Nacional e a cassação de diversos direitos individuais.

Antes disso, o deputado federal Márcio Moreira Alves, do MDB, fez um discurso no Congresso onde acusava o governo militar de praticar atos de tortuna. Depois, também sugeriu à população que boicotasse o desfile de 7 de Setembro, que se aproximava.

Para saber mais sobre a Ditadura Militar no Brasil, veja o link: https://brainly.com.br/tarefa/33919768

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares