4. A Leishmaniose é causada por um protozoário do gênero Leishmania, que se multiplica nas células de defesa do ser humano, chamadas macrófagos. Sua transmissão é feita por insetos que se alimentam de sangue e sua evolução é longa, podendo durar meses e até mais de um ano. Além disso, pode ser letal. As regiões Norte e Nordeste são as mais afetadas, devido à precariedade de condições sanitárias, favorecendo a disseminação da doença. A Leishmaniose pode ser considerada como um:
A) Surto
B) Pandemia
C) Epidemia
D) Endemia
E) Doença infecciosa
5. O sarampo e a poliomielite (paralisia infantil) são doenças que estavam controladas no país, mas que hoje constituem surtos, principalmente pela negligência na vacinação das crianças. O surto é caracterizado como o aumento rápido no número de casos de uma doença em uma determinada região, de forma não esperada pelas autoridades de saúde. Essas doenças são consideradas:
a) Epidêmicas
b) Endêmicas
c) pandêmica
d) doenças bacterianas
e) doenças parasitárias
Respostas
respondido por:
2
4°) letra E
A Leishmaniose é uma doença infecciosa, porém, não contagiosa, causada por parasitas do gênero Leishmania. Os parasitas vivem e se multiplicam no interior das células que fazem parte do sistema de defesa do indivíduo, chamadas macrófagos.
5°) letra A
Exemplos de doenças epidêmicas são o ebola na África Ocidental, em 2014 e 2018, a sífilis e o sarampo, atualmente no Brasil.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás