Respostas
Resposta:
A Contrarreforma ou Reforma Católica, foi um movimento de reestruturação da Igreja Católica que culminou em 1545 com o Concílio de Trento. Seu objetivo era reformar a própria Igreja Católica e dar uma reposta ao protestantismo que estava ocorrendo no Sacro Império Romano Germânico.
Resposta:
Resumidamente e objetivamente, a contrarreforma ocorreu durante meados do século XVI e lutava contra o crescimento do protestantismo, iniciado por Martinho Lutero.
Explicação:
A Contrarreforma (ou Reforma Católica) ocorreu a meados do século XVI e foi, como o próprio nome já diz, um combate da igreja católica, contra a Reforma Protestante ( que estava ocorrendo no Sacro Império Romano Germânico e foi iniciada por Martinho Lutero).
Em relação ao objetivo, ele era reformar a própria Igreja Católica, como ja foi dito ir contra ao protestantismo.
Suas principais características são:
- Combate à heresia (com a retomada do Tribunal do Santo Ofício)
- Proibição de livros
- Campanha para catequização ( catequisar significa ensinar a religião e converter aos que não possuem o conhecimento de uma doutrina ) na América
Durante a contrarreforma, a igreja católica começou a rever algumas práticas que muitos fiéis condenavam, entre elas estavam:
- Venda de indulgências (venda do perdão espiritual dos pecados, a palavra "indulgência" vem do latim e significa "para ser gentil", algo que provém de indulgeo/ indulgente, indulgente significa "que ou aquele que tem disposição para desculpar ou perdoar; clemente, tolerante.", segundo o google)
- Venda de cargos eclesiásticos
- Venda de relíquias
- Corrupção moral
Os principais instrumentos usados pela igreja católica foram:
- O Concílio de Trento (1545 – 63) (teve como principal objetivo reafirmar os dogmas da fé católica frente à disseminação do protestantismo)
- Publicação do INDEX (lista dos livros proibidos)
- Incentivo à criação de Ordens Religiosas.
- Reorganização dos Tribunais do Santo Ofício da Inquisição.