1 - O que é globalização?
2 – Quais são as características da globalização econômicas?
3 – Como foi a globalização no brasil?
4 – Por que na globalização os produtos são fabricados em vários países?
5 - O que significa globalização cultural?
6 – Quais são as vantagens e desvantagens da globalização?
7 – Qual é a origem da globalização?
Respostas
1- A globalização é um dos processos de aprofundamento internacional da integração econômica, social, cultural e política, que teria sido impulsionado pela redução de custos dos meios de transporte e comunicação dos países no final do (sécXX-XXI).
2- Se caracteriza pela união do mercado mundial através de blocos econômicos e a desaparição das fronteiras comerciais entre seus membros. Com isso, se verifica o aumento da concorrência econômica e do nível de competição, com a consequente exploração da mão de obra.
3- Foi a construção de uma contradição; de um lado, o aumento de emprego e a produção e venda de maior número de aparelhos tecnológicos, já do outro, o aumento da precarização do trabalho e da concentração de renda(1990-2000).
4- O objetivo principal é de reduzir os custos pela exploração da mão de obra, matéria-prima e energia nos países em desenvolvimento, encurtar as distâncias, facilitando as afinidades culturais e econômicas, posto que estabelece a conexão entre os países e as pessoas de todo mundo.
5- É a troca de valores culturais de países para outros países, como conhecer as crenças, hábitos, costumes de outras nações, etc.
6- Vantagem: aumento do ritmo e frequência das trocas entre países é possível graças às melhorias nos transportes e das tecnologias de comunicação. Barreiras de tempo e espaço desaparecem, e caídos estes obstáculos, as empresas ganham acesso a mercados maiores e novas oportunidades.
Desvantagem: a forma desigual com que ela se expande, beneficiando, quase sempre, as localidades economicamente mais desenvolvidas e chegando “atrasada” ou de forma “incompleta” a outras regiões, tornando-as dependentes economicamente.
7- Sua origem remete ao período das Grandes Navegações no século XVI, momento em que as trocas comerciais se ampliaram para outras nações.